43ª Exposul é aberta com cavalgada e tem ‘cara nova’ para público em 2015

Novamente com uma grande participação popular, a cavalgada abriu a Exposul, passando pelas principais ruas de Rondonópolis. Se em 2015, a exposição chegou a 43ª edição, a cavalgada foi realizada pelo 29º ano consecutivo e findou na Avenida Bandeirantes, na área onde era a exposição, no passado, dando ainda mais romantismo ao ato. A tradição, religiosamente mantida por apaixonados pela prática, mantém todas as indicações de cuidado com os animais, sendo que qualquer maltrato registrado pela equipe organizadora é rapidamente repreendido. A organização da cavalgada ficou para a Associação dos Muladeiros e Cavaleiros de Mato Grosso – Amucamat e começou pela Fernando Correa, passando por Amazonas, Dom Pedro II, até chegar a Avenida Bandeirantes.
Sobre a festa em si, a movimentação em negócios e a visita em stands, neste ano, promete inovar e bater todos os recordes, mesmo em tempos de crise. O Sindicato Rural, responsável maior pela exposição, realizou algumas reformas nos espaços de maior movimentação de pessoas do Parque de Exposições Wilmar Peres de Farias e alargou a infraestrutura, por exemplo, de acesso a arena de rodeios e de shows. “Agora temos um meio mais ágil de acesso ao Parque de Exposições de Rondonópolis, evitando filas, atropelos de recepção e de entrada, garantindo a participação no rodeio, shows, sorteio de prêmios e todas as atrações da exposição de maneira facilitada”, informou a organização em nota oficial.
Paralelamente será realizada a linha de palestras e apresentações técnicas, envolvendo palestrantes, técnicos e especialistas de todo o país, que responderão pelo encaminhamento de temas atuais, oportunos e de interesse do produtor rural e, também, o Torneio Leiteiro Regional, envolvendo o melhor do rebanho leiteiro do sul de Mato Grosso,além de um conjunto de julgamentos raciais da raça Nelore, válido para o Ranking Nacional da ABCZ. Este ano, inovando em seu formato, a Exposul terá, pela primeira vez, a Vitrine Agropec, com o objetivo original representado pela difusão de tecnologia, apresentação de novos produtos e, dinâmica de máquinas e equipamentos agrícolas voltados para a produção rural. Outros assuntos também tomarão conta do espaço. Entre os palestrantes confirmados estão o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, e o coordenador de operações especiais do Bope, Paulo Storani — inspiração do personagem Capitão Nascimento dos filmes Tropa de Elite.
O evento, além da sua parte técnica e mercadológica, realizará em cinco dias, 08 e 09 de abertura e, 13, 14 e 15 de encerramento, seus eventos de entretenimento popular, com o rodeio profissional de montaria em touros e cavalos, team ropping e prova dos três tambores; a Exposul Premiada que sorteará cinco veículos zero km e, a linha de shows nacionais, que colocará no palco da Arena de shows e rodeios do parque, um conjunto de estrelas da música brasileira, entre eles Jads e Jadson e Jorge & Mateus, que já se apresentaram no fim de semana e ainda Bruno e Marrone (13), Henrique e Juliano (14) e Luan Santana (15) que cantarão na cidade esta semana.
Rondonópolis é a capital informal do Sul de Mato Grosso e cidade polo regional em economia, política e produção rural. Em 2014 a cidade registrou um volume de exportações em torno de R$ 1.3 bilhões, o que a consolida como uma das cidades que mais se desenvolvem no país. “O crescimento da Exposul é reflexo deste potencial econômico da cidade e região. Se o estado é líder nacional na produção de grãos, algodão e carne, com um Agronegócio pleno de energia, a Exposul é o cartão de visitas do Agronegócio estadual e porta de entrada para o mercado mato-grossense”, reiterou a organização do sindicato.
Da redação com Assessoria