Crianças da rede pública participam de formatura do Proerd

Bernardo Venâncio, no Jardim Liberdade, participaram da formatura do Programa de Erradicação das Drogas (Proerd). O trabalho é realizado pela Polícia Militar (PM) da cidade e desde o ano de 2008 já formou 3.500 crianças da rede pública de ensino. Ao todo, neste sábado, 24 de outubro, foram formados 320 alunos, que aprenderam a lição de obediência, determinação e disciplina.
Para a diretora da escola CPAC, Miriam Pinto Moreira, as lições devem ser colocadas em prática pelos pais e alunos. “O curso é uma sementinha do bem, plantada no coração de cada estudante. Cabe aos pais regar para que esta semente cresça e gere frutos. A polícia está de parabéns pelo trabalho de prevenção e proteção que vem fazendo”, afirma.
A diretora da escola Bernardo Venâncio comenta que a cada dia que passa o projeto está crescendo, não só no município e estado, mas no Brasil inteiro. “O programa é muito importante, pois trabalha na criança a disciplina e a maneira certa de levar a vida”, disse.
Já para Tânia Maria Oliveira, diretora da escola Alcides Pereira Santos, a iniciativa vai diminuir os índices de violência no futuro. “Esta medida de prevenção vai contribuir para a diminuição dos altos índices de violência nos dias de hoje e futuramente”, conclui.
Para a aluna Raissa Ferreira de Carvalho, ganhadora do concurso de redação feito pelo programa, a experiência foi única. “Eu gostei muito de participar do Proerd. O projeto me ensinou a ver o que é bom para mim e o que não é. Aprendi que para ser feliz não preciso de droga. Pelo contrário, o nome mesmo já diz. Droga é uma droga”, comenta.
O coordenador do projeto, Cabo PM Célio Celestino dos Santos, explica que o objetivo das aulas é ensinar às crianças a dizer não para as drogas. O PM também parabeniza a Secretaria Municipal de Educação pelo apoio que vem dando ao Proerd. “A secretaria tem contribuído muito com o projeto. A PM está satisfeita com o apoio oferecido pela prefeitura e sabemos que nenhum esforço é em vão”, fala.
O funcionário do Núcleo de Conselhos da Secretaria Municipal de Educação, Joaquim Silva, parabeniza a equipe da PM pelo trabalho feito junto às comunidade. “Vivemos uma guerra civil e estes programas vêm diminuir a violência e o uso de entorpecentes no Brasil. Hoje está sendo formado um batalhão do bem e nós da Secretaria de Educação nos comprometemos em levar adiante este projeto”, afirma. Joaquim Silva representou a titular da Pasta, professora Marilda Soares Rufino, na solenidade de formatura.
As crianças que venceram o curso de redação foram premiadas com medalhas. Todos os alunos receberam certificado de conclusão de curso, além de participar do juramento. O mascote do Proerd esteve no local fazendo brincadeiras com as crianças e cantando a música do projeto. A formatura aconteceu no ginásio de esporte da escola CPAC, no bairro Conjunto São José.