GERAL

Rondonópolis Cidade Limpa – em breve quatro novos ecopontos

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente vem desenvolvendo o seu trabalho em Rondonópolis buscando uma maior conscientização da população sobre o descarte do lixo. Entrou em cena a cartilha Cidade Limpa trazendo o personagem.
Limpinho, cartilha essa que foi distribuída em toda a rede educacional do município, e obteve excelente resultado, gerando conversas sobre o tema na escola e também em casa entre os familiares. Visto que as campanhas educativas são instrumentos valiosos para a mudança de comportamento da sociedade em todos os segmentos.
Lembrando que Rondonópolis entrou numa fase histórica na questão ambiental, o Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis implantou o aterro sanitário, e deflagrou o Programa de Coleta Seletiva, atingindo inicialmente 35 bairros, além de escolas, órgãos públicos, condomínios e edifícios residenciais, envolvendo para tanto as cooperativas de catadores Nova Esperança e Coopercicla.
As questões do meio ambiente sobre tudo na área educativa e prática continuam chegando também as associações de moradores, clubes de serviços, empresas e outros locais da cidade. O Secretário Municipal do Meio Ambiente, João Fernando Copetti Boherer (foto) ressaltou a nossa reportagem que as quatro novas áreas onde estão sendo implantados os ecopontos estão localizadas no Distrito de Vila Operária, Bairro D. Osório, Distrito Industrial de Rondonópolis e Vila Paulista no antigo Clube Ypê. As campanhas educativas são fundamentais, é uma grande oportunidade para que as crianças comecem desde cedo a promover atos de cidadania. Na idade adulta serão cidadãos mais conscientes dos seus direitos e deveres.
Comentou ainda, que as áreas que foram escolhidas de acordo com requisitos legais, buscando garantir que não haja problemas ambientais ou de saúde para a população. “O município firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Estado(MPE) e assim estabeleceu um prazo de 180 dias para a implantação dos novos quatro ecopontos e a desativação do Sagrada Família. Devido as fortes chuvas que tem caído em Rondonópolis houve um atraso nas conclusões, mas tudo deve estar pronto dentro de 30 a 40 dias.” Disse o Secretário João Copetti.

Por Denis Maris

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo