24.4 C
Rondonópolis
sexta-feira, novembro 22, 2024

Lula conversa com presidente de Portugal sobre impactos da guerra na Ucrânia

O pré-candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se reuniu neste domingo (3), com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza. 

O encontro foi registrado nas redes sociais do ex-presidente, mas o teor da conversa não foi revelado.

Rebelo afirmou que não tratou com Lula te temas internos, como a campanha eleitoral no Brasil. Segundo ele, ambos conversaram sobre a Guerra da Ucrânia e seus impactos geopolíticos e sociais no mundo.

O petista não deu declarações após a reunião, realizada na residência oficial do cônsul português.

Rebelo se encontraria com o presidente Jair Bolsonaro (PL), no entanto, o almoço foi desmarcado pelo ex-capitão. O motivo seria uma retaliação por conta da agenda marcada com o petista. 

O presidente português pretende se encontrar com os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Michel Temer (MDB).

BOLSONARO

Após se encontrar com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em São Paulo, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou neste domingo (3) que ainda não sabe se o líder brasileiro, Jair Bolsonaro (PL), vai manter a reunião marcada com ele para esta segunda, em Brasília.

Apesar de Bolsonaro ter dito que cancelaria o encontro devido à reunião com Lula, a comitiva portuguesa não foi informada oficialmente do cancelamento, e o evento seguia na programação da viagem. ?Rebelo, no país para a celebração do centenário do primeiro voo transatlântico Portugal-Brasil, disse que, se não receber uma confirmação até o fim da tarde, partirá para um "plano B" e ficará mais um dia em São Paulo.

A reunião com Rebelo, marcada inicialmente para as 10h30 no Palácio do Itamaraty e que seria seguida de um almoço às 12h, não constava na agenda oficial de Bolsonaro na tarde deste domingo. ?

"Houve um convite escrito, aceitei por escrito. Vou ficar no programa originário", disse ele à imprensa. Um pouco depois, admitiu que está reprogramando a agenda para o caso de o encontro com Bolsonaro não ser confirmado. "Se até o começo da tarde não houver uma confirmação por escrito, fico por São Paulo."

 

Da Redação (com informações da Carta Capital)

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO