34 C
Rondonópolis
segunda-feira, novembro 25, 2024

Livro de escritor haitiano traz olhar histórico e social sobre a vida deles em MT

Se você mora em Rondonópolis ou em qualquer uma das principais cidades de Mato Grosso certamente já cruzou em algum lugar com os migrantes haitianos que vieram para nosso Estado em busca de uma vida melhor. Mas, apesar da presença constante entre nós, pouco se sabe sobre a vida deles. Esta situação começa a ser modificada com o livro ‘A Chegada dos Bon Bagay em Mato Grosso-Brasil’, que será lançado oficialmente nesta terça-feira (12), às 19 horas, no hotel Comfort em Rondonópolis.

O livro é especialmente interessante por ser um depoimento feito por alguém que conhece a história por experiência própria. O autor é o intelectual haitiano Adly Gaby, um poliglota que tem formação em jornalismo e também é professor de história.

Vindos de uma nação arrasada pela instabilidade política, epidemias e catástrofes naturais – como o mega terremoto de 2008- , os haitianos começaram a chegar em Mato Grosso na década passada e ainda vivem um delicado processo de integração social, cultural e econômica.

Além de apresentar detalhes desse movimento migratório e da difícil adaptação em solo nacional, o livro de Ady Gaby lida com outras questões envolvendo os dois países – como a atuação dos militares brasileiros que comandaram a ‘Missão de Paz’ da ONU no Haiti.

Também estão presentes informações sobre as questões que ainda hoje levam milhares de pessoas a deixaram aquele país, detalhes sobre a riqueza cultural desse povo e as dificuldades enfrentadas por eles para superar problemas como a xenofobia e o racismo.

Em crítica divulgada recentemente, o escritor Hermélio Silva, que também é consultor literário e membro fundador da Academia Rondonopolitana de Letras, destacou a qualidade da escrita e a riqueza dos temas abordados no livro de Ady Gaby.

“Ele navega com desenvoltura por campos inóspitos, até porque isso é comum na sua vida, desde sua chegada ao Brasil, onde passou por várias intempéries, mas não recusou nenhum trabalho para se manter e aprender a ser brasileiro. Esta obra desnuda muitas coisas acobertadas pela imprensa e o mundo, de modo que dá luz as obscuras ações políticas naquele país caribenho”, diz Hermélio.

EDITORA

O livro de Adly Gaby é o 16º lançado nos últimos três anos pela editora E.O.S., que é genuinamente rondonopolitana. O número chama a atenção pelos lançamentos ocorrerem num período de crise do mercado editorial e também pela temática das obras – que em sua maioria são de autores regionais e tratam de assuntos relacionados à vida nos municípios mato-grossenses.

 

Eduardo Ramos – da Redação

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO