EDUCAÇÃO

Comparação entre literatura e cinema é feita por alunos da Escola Dersi

Alunos dos anos finais do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio da escola do campo “Professora Dersi Rodrigues de Almeida” puderam comparar a linguagem literária à adaptação de um roteiro para cinema da obra “A Culpa é das Estrelas” de John Green. Ao todo, 82 alunos que leram o livro foram ao cinema ver a estória do casal jovem portador de câncer na grande tela. A aula diferente que agradou em cheio aos alunos aconteceu na manhã desta terça-feira (01) no Rondon Plaza Shopping.

A troca da aula no campo pelo cinema foi elogiada por Luan Henrique da Costa, estudante do 1º ano do ensino médio. “Muito bom, isso poderia ser repetido mais vezes”. Para ele, a leitura e depois o cinema acrescentam, e muito, nas aulas de linguagem porque nessas ocasiões os alunos aprendem palavras novas e podem aprender mais sobre interpretação.

Maria Eduarda Ribeiro Pereira, que frequenta o 9º ano do ensino fundamental, foi categórica ao concluir que o livro é melhor. “A leitura tem mais detalhes, a estória é mais completa. Neste caso, no livro, Augustos tinha tido um namorada anteriormente que se parecia muito com Hazel Grace, e que ela chegou a pesquisar a vida da antiga namorada dele. E isso não apareceu no filme. No livro, as cenas são mais detalhadas, mais emocionantes. Chorei lendo, mas hoje não chorei, não”, explicou a estudante que detalhou a vida dos protagonistas.

Se Maria Eduarda não foi às lágrimas, muitos outros estudantes, professores e quem foi assistir ao filme choraram muito. No final da seção, muitas pessoas estavam com olhos vermelhos devido à interpretação dos atores e o enredo da estória que retrata o drama dos namorados que possuem câncer e que tentam ser felizes mesmo sabendo que poderão morrer a qualquer momento.

Esta não foi a primeira vez que os estudantes da escola Dersi foram ao cinema. As atividades extraclasse promovem uma motivação nos alunos e são incentivadas pela equipe. “Sempre proporcionamos momentos de passeios para os alunos para que eles aprendam de forma diferenciada. Fazemos passeios em nascentes de rios, em fazendas experimentais e também vamos ao cinema. Quem vai a nossa escola aprende a gostar do hábito da leitura. Neste ano, este é o segundo livro que eles leram e como este tinha o filme em cartaz trouxemos para assistirem. Eles gostam muito”, destacou o diretor, Adilson Alves Ferreira.

A atividade durou a manhã toda. Os alunos saíram cedo da escola, pegaram o transporte escolar e foram ao shopping. A entrada mais em conta foi fruto da parceria entre a escola e o shopping da cidade que também fez uma seção especial às 8 horas para atender aos alunos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo