GERAL

Estudantes vão até a Câmara Municipal para conhecer o trabalho dos vereadores

Cerca de 65 estudantes da disciplina de Ética e Cidadania, dos cursos de Comércio e Varejo e Práticas Bancárias, visitaram a Câmara Municipal de Rondonópolis, durante sessão ordinária nesta quarta-feira (28). O objetivo foi conhecer o papel do Legislativo Municipal e a função do vereador.

Os estudantes fazem parte do Programa Aprendiz, promovido pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), uma instituição filantrópica sem fins lucrativos, que faz o intermédio entre o aluno e a empresa, introduzindo o estudante no mercado de trabalho, através do programa do governo federal Menor Aprendiz e capacitando os jovens para a atividade profissional.

Os alunos foram atendidos pelos vereadores que explicaram como é composta a Casa de Leis, como são encaminhados os projetos para votação e de que maneira ocorrem as sessões. Os parlamentares destacaram quais são as responsabilidades do Legislativo, do Executivo e do Governo Estadual, observando que, em alguns momentos, a população cobra dos vereadores o que, na verdade, é papel da prefeitura ou do governo do estado.

O aumento do número de vereadores também foi questionado por alguns estudantes que apontaram que 21 vereadores seria um número muito alto para Rondonópolis. Quanto a isso, os parlamentares explicaram que a Câmara Municipal apenas fez uma regulamentação seguindo a PEC aprovada no Senado e Câmara Federal, que ajusta o número de vereadores de cada município conforme o número de habitantes e que a quantidade de parlamentares seguiu a lei.

Os alunos estavam acompanhados da assistente de atendimento às empresas do CIEE, Fabiana Alves, e das instrutoras de aprendizagem, Christiane Trindade Ferreira e Jackeline Câmara, que receberam dos vereadores o regimento interno da Casa de Leis e a Lei Orgânica do Município. Por fim, Fabiana e as instrutoras agradeceram a atenção dispensada pelos vereadores e ressaltaram que, em breve, os alunos devem simular o funcionamento de uma Câmara Municipal durante as aulas.

Fonte:Câmara Municipal

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo