23.4 C
Rondonópolis
sábado, novembro 23, 2024

Legislativo e Executivo

As eleições deste ano vão definir os nomes para o Governo do Estado e para Presidente da República, que são dois cargos importantíssimos para o andamento da vida do cidadão comum e onde as decisões no macro, que realmente devem mudar a vida sociedade serão tomadas.
Dependendo da forma em que os gestores conduzirem o nosso país e ou estado, poderemos ter uma evolução ou até mesmo um retrocesso em diversos setores. Por outro lado, sabemos e temos a certeza que não é bem assim; as decisões podem ser tomadas mas muitas delas dependem da aprovação do Congresso Nacional e das Assembleias Legislativas na esfera estadual.
Portanto, o voto do presidente e do governador não deve ser dissociado dos votos para deputado estadual, federal e senador; pois se votamos em um candidato presidente que pensa diferente do candidato ao senador e a deputado, dificilmente veremos o discurso apresentado na teoria ser igual ao da prática.
Por outro lado, um congresso e uma assembleia sem oposição é uma espécie de cartão verde para que o governante fizer o que bem entender e neste caso pode cometer erros prejudicando o povo. Pois o aval de muitos fatalmente induz a pessoa ao erro e neste caso o prejuízo será grande e dificilmente revertido.
Uma decisão política errada tem reflexos a médio e em longo prazo e a correção demora anos e anos para ser feita, pois passa a depender de uma centena de fatores.
O ideal é torcer para que exista equilíbrio entre poderes, principalmente os eleitos pelo povo, os questionamentos do Congresso são sempre válidos e a história recente do nosso país, mostra de forma clara que os dois presidente que sofreram impeachment no Brasil, foi em razão do posicionamento dos nossos deputados e senadores.
Não deixa de ser importante lembrar que os candidatos em que votamos em cumprir as funções legisladoras, podem ser os mesmos que tiram do cargo, as pessoas que estão no Executivo, caso cometam crime de responsabilidade.
Na verdade temos que pensar de forma igual nos nossos votos para o executivo e legislativo, um erro nestes dois votos, podem nos dar uma conta, que no futuro vai ficar muito, mas muito difícil de pagar.
Por esta ótica vale a pena analisar o perfil de todos os candidatos, independente do cargo em que cada um virá ocupar no futuro. Chegou o momento de se fazer um verdadeiro pente fino, sob conta e risco de errarmos o mínimo possível neste momento.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO