Fiscais conseguem recuperar lascas de madeira furtadas do Ecoponto Ana Carla

A equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente de Rondonópolis – Semma – conseguiu recuperar duas lascas de madeira retiradas do Ecoponto Ana Carla. A madeira já fazia parte da cerca da casa do responsável pelo furto que foi encaminhado para a delegacia. O secretário Lindomar Alves alerta que vai intensificar a fiscalização e trabalhar para conscientizar a comunidade a utilizar os espaços de ecoponto de forma correta.
Lindomar Alves explica que as lascas de madeira da espécie itaúba foram instaladas naquele local para demarcar o espaço do ecoponto depois de realizar um mutirão de limpeza de cerca de 1.200 metros de margem de via pública no trecho entre o Residencial Ana Carla e a Rodovia do Peixe. Ele conta que no local foi encontrado todo tipo de resíduo, como material de oficinas, pneus, móveis velhos e galhos.
O secretário avalia que a prática irregular de depositar lixo na via pública vinha acontecendo desde o mês de agosto e se agravou no período até o fim do ano. Ele conta que esteve no local no dia 19 de dezembro e ficou indignado com a situação que encontrou. “Havia um acúmulo de muito lixo em toda aquela extensão. Fiquei impactado e indignado com aquilo”, comenta.
A iniciativa do secretário foi a de reforçar a parceria com o Sanear e a empresa terceirizada responsável pela manutenção dos espaços de ecoponto na cidade para fazer a limpeza do local e redefinir a área para depósito de resíduos sólidos, como os de jardinagem, entulho de construção e móveis e utensílios descartados pelos moradores. A operação foi definida numa reunião com o diretor técnico do Sanear, Marcos Brumatti.
Máquinas pá-carregadeiras e caminhões basculantes foram utilizados para a retirada do lixo durante o mutirão que aconteceu na primeira semana de janeiro. Em seguida o secretário contou com o apoio dos funcionários do horto florestal para pintar lascas de itaúba e utilizá-las para fazer a demarcação de uma área aos fundos da empresa ADM. O espaço foi definido como ecoponto para receber o descarte de resíduos dos moradores da região.
Junto com as lascas de demarcação instaladas na quarta-feira (6), a equipe da Semma colocou também uma faixa com orientações sobre o que é o ecoponto, o que é permitido depositar no local e o público que deve ser atendido. Lindomar Alves alerta que as empresas devem depositar resíduos direto no lixão da Mata Grande. “O ecoponto é para atender a comunidade que descarta pequenos volumes de resíduos em carroças ou jardineiros que utilizam carretinhas. Os resíduos das empresas devem ir direto para o lixão da Mata Grande”, esclarece.
Furto de lascas
Um morador do Residencial Ana Carla ignorou o esforço da equipe da Semma e decidiu retirar duas lascas e a faixa instaladas no ecoponto. Lindomar Alves conta que a primeira lasca foi retirada do local alguns dias depois da instalação. No domingo foi furtada a segunda lasca. Os fiscais intensificaram as ações no local e conseguiram identificar o material furtado na cerca da casa do morador. O homem foi encaminhado à delegacia e deve responder por crime contra o patrimônio.
Lindomar Alves pede a colaboração dos moradores para ajudar a preservar o sistema de organização do local e fazer boa utilização do ecoponto. O secretário reforça que empresas como mercados, açougues e oficinas só podem descartar resíduos direto no lixão da Mata Grande. “Quem for flagrado descartando resíduos de empresas no ecoponto vai ser conduzido à delegacia e o veículo utilizado vai ser apreendido”, alerta o secretário.
Rondonópolis conta com quatro espaços de ecoponto organizados no Jardim Ana Carla, Jardim Ebenezer, Jardim Europa e Sagrada Família. O gerente do Núcleo de Fiscalização do Município, João Fernando Copetti Bohrer, informa que as unidades funcionam de segunda-feira a sábado, no período das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas.