22.9 C
Rondonópolis
domingo, novembro 24, 2024

Lançamento da campanha de vacinação contra gripe acontece no Lar dos Idosos

Com a meta de vacinar 45.650 pessoas dos grupos prioritários contra a influenza, a secretária de Saúde de Rondonópolis, Marildes Ferreira, fez o lançamento da campanha nacional no Lar dos Idosos Paul Percy Harris, na tarde desta sexta-feira (8). O Dia ‘D’ da Campanha é neste sábado (9), quando todas as unidades de saúde vão funcionar das 7 às 17 horas para oferecer a dose de prevenção aos grupos beneficiados com a vacina de graça que é disponibilizada pelo Ministério da Saúde.

Marildes Ferreira conta que até agora recebeu cerca de 28 mil doses para atender a demanda local. A expectativa da secretária é obter o estoque restante que deve ser repassado pela Secretaria Estadual de Saúde, para poder cumprir com a meta definida pelo Ministério da Saúde, de vacinar ao menos 80% de cada grupo prioritário até o dia 22 de maio. “Precisamos cuidar das pessoas, principalmente dos idosos. E vacinar todos desses grupos prioritários é uma forma de cuidar bem da população”, observa.

A secretária explica que são classificados grupos prioritários crianças na faixa etária entre 6 meses e menos de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestante em qualquer idade gestacional, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, portadores de doenças crônicas, geração com 60 anos ou mais e povos indígenas. Ela alerta que o objetivo da campanha é fazer a prevenção para evitar complicações e internações decorrentes das infecções pelo vírus influenza.

Josemar Ribeiro Oliveira – presidente do Lar dos Idosos – avalia a importância da Secretaria levar a vacina contra gripe até a instituição, diante do fato de que a maioria dos moradores tem dificuldade de locomoção. Na opinião do gestor, o lançamento da campanha dentro do Lar serve também para conscientizar e encorajar outras pessoas da Geração Melhor Idade a deixarem o preconceito e os mitos de lado e tomarem a dose contra o vírus influenza.

Bruna Feitosa Estevan – enfermeira do Lar dos Idosos – atuou junto com a equipe da Secretaria de Saúde na vacinação de 77 homens e mulheres internos naquela instituição. Junto com a dose de prevenção, eles participaram de um lanche coletivo a base de frutas, salgados e refrigerantes. Josemar Oliveira avalia que a vacinação se transformou num momento de confraternização e alegria para todos.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO