30.6 C
Rondonópolis
terça-feira, novembro 26, 2024

Karateca de Mato Grosso é favorita em campeonato nacional que começa hoje

Centenas de caratecas de todo o país estão reunidos em Cuiabá para participar do Campeonato Nacional de Karatê-Dô Tradicional CKTB WTKF. A competição segue até domingo (17) no ginásio Aecim Tocantins e entre os atletas locais a maior expectativa é com Yasmin Gabriela Moura dos Anjos – jovem talento que desponta como umas das maiores revelações do esporte no país.

Yasmin é aluna da Academia Shotokan e tem apenas 16 anos. Ela participará nas categorias 16 e 17 anos e também do Adulto e está entre as favoritas para conquistar a medalha de ouro.

 “Estamos com boas expectativas sobre o campeonato, espero que nós, de Mato Grosso, consigamos dar um show que ficará guardado na memória de todos”, afirma a atleta.

Outro destaque mato-grossense é Thiago de Lima Antônio, de 38 anos, que também faz parte do projeto e é o homenageado do campeonato. O karateca coleciona títulos desde o início de sua carreira, inclusive o de campeão mundial de kumite por equipe em 2010. Thiago está entre as promessas da categoria Adulto.

“Com o treinamento e a dedicação que nós tivemos, tenho certeza que vai ser sucesso. Não só pra mim, mas pra toda a delegação de Mato Grosso”, diz o campeão mundial.

PROJETO SOCIAL
Os dois atletas integram um grupo de 800 caratecas de um projeto inovador patrocinado pela empresa Energisa, concessionária do serviço de Energia Elétrica no estado. Além do incentivo ao esporte, o projeto também objetiva a inclusão social, integração e superação.

Thiago é apontado como um dos exemplos do êxito do projeto. Ele iniciou a vida no esporte em uma outra academia, mas foi na Shotokan que conquistou a faixa preta, vários títulos nacionais e internacionais e, também, se transformou em professor.

“Ser professor, com certeza, é uma forma de retribuir todos os ensinamentos e oportunidades que eu já tive. Graças ao projeto, hoje sou eu que posso proporcionar oportunidades pra crianças e pra adolescentes. Eu me sinto realizado”, explica o campeão mundial.

Yasmim também afirma que o projeto mudou a vida dela. Além de ter acesso às aulas de qualidade e se transformar em uma atleta de alto nível, ela diz que também teve uma melhora no desempenho educacional.

“Tenho Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), o Karatê me ajudou a me concentrar mais nas aulas e a melhorar a minha percepção sobre o mundo e sobre mim mesma”, fala a carateca.

 

Da Redação (com informações da Assessoria)

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO