EDUCAÇÃO

Alunos vão às compras na escola Gildázia nesta sexta

Alunos da Escola Municipal “Professora Gildázia de Souza Pirozzi” participam nesta sexta-feira (11) de uma aula diferente de Matemática. Irão ao mercado, na própria escola, comprar produtos reciclados feitos por eles mesmos, com dinheiro. Na oportunidade, colocarão em prática conhecimentos de cédulas, numerais, linguagem e lógica entre outros.

A ida ao mercado da escola é a culminância do projeto “Matemática Contextualizada na Formação de Cidadãos: Raciocínio Espacial e a Geometria de Cada Dia”, desenvolvidos desde o pré até o 6º ano do 2º Ciclo, nos últimos três meses, para que os alunos desenvolvam conhecimentos matemáticos através da compreensão efetiva da leitura e da descoberta de diferentes caminhos para alcançar os resultados diante das situações da prática social.

Além do mercadinho Gildázia, os alunos apresentarão poemas geométricos e a dança “Ado, aado cada um no seu quadrado” e a escola estará expondo os trabalhos realizados no decorrer destes três meses em que a geometria foi ensinada de uma forma diferente também nas aulas de história, linguagens e etc.

Para a coordenadora pedagógica da escola e também do projeto, Solange Irineu da Silva, o ensino da matemática tem surtido resultados satisfatórios e elevado o índice do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) da escola. Em, 2011 a escola obteve 34% no Ideb de matemática do 5º ano, média bem superior, que tinha registrado índice de 10% em 2007 e 15% em 2009. “Temos percebido a evolução do aluno ano a ano e os resultados são surpreendentes”. Neste ano todo o trabalho teve como base a literatura de Euclides de Alexandria, pai da Geometria.

O trabalho da escola será realizado das 8 h às 10 h e das 14 h às 16 h.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo