GERAL

Em cerimônia oficial, 160 jovens fazem juramento à bandeira

Jovens rondonopolitanos nascidos em 1996 e que foram dispensados pelo serviço militar participaram, na tarde desta quinta-feira (12), da cerimônia oficial de juramento à bandeira, em frente a sede da 8º Delegacia de Serviço Militar, sediada anexa a feira da Vila Aurora. Com a presença de várias autoridades, os rapazes receberam, no mesmo ato, o certificado de reservista, que será o documento que comprovará sua quitação.
O delegado do Serviço Militar em Rondonópolis, tenente Antônio José Silva, explicou que estar em dia com o serviço militar permite que o cidadão tenha acesso a diversos serviços e documentos. “Não é possível retirar um passaporte, por exemplo, se na requisição junto a Polícia Federal não for confirmada o cumprimento da obrigação com o serviço militar. Da mesma maneira, este jovem ficará impedido de assumir cargo público, se matricular ou prestar exame em qualquer estabelecimento de ensino, dentre outras restrições”, esclareceu.
Em 2015, além dos 160 reservistas, Rondonópolis obteve o ingresso no 18º Grupo de Artilharia de Campanha mais de 200 jovens, segundo o tenente, que servirão ao exército. “Como estamos com excesso de contingente, esta realidade nos permite fazer a dispensa. Em relação aos outros jovens que atuarão no GAC, o juramento à bandeira deles será no próprio quartel, em março, quando iniciarão suas atividades”, detalhou.
Junto a solenidade de juramento desta quinta, os 17 secretários, que representam as cidades da região sul de Mato Grosso, onde estão as juntas que são vinculadas a 8º Delegacia, receberam o certificado de formatura de um simpósio que participaram nos últimos dias que objetivou a atualização dos conhecimentos e padronização dos procedimentos adotados pelo serviço militar, de acordo com a legislação vigente.
Fazem parte da 8º Delegacia do Serviço Militar em Mato Grosso as juntas de Jaciara, Pedra Preta, Alto Garças, Alto Araguaia, São José do Povo, Primavera do Leste, Dom Aquino, Poxoréu, Juscimeira, Itiquira, Tesouro, Araguainha, Paranatinga, Guiratinga, Ponte Branca, Rondonópolis
e Gaúcha do Norte.
Hevandro Soares/ Gabinete de Comunicação Social

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo