'Mulheres Empreendedoras' forma primeiras turmas e dá início a segunda etapa

Após beneficiar mais de 1.300 mulheres de 30 bairros de Cuiabá, o projeto Mulheres Empreendedoras, uma iniciativa do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), que valoriza as mulheres da comunidade, com cursos de capacitação profissional e noções de empreendedorismo, ganha força e começa a ser expandido para outras localidades de Mato Grosso.
A meta, de acordo com a secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Roseli Barbosa, idealizadora do projeto, é contemplar mais de três mil mulheres na segunda etapa do programa, com início das aulas previsto para o final do mês de janeiro. O anúncio foi feito durante a solenidade de entrega de certificados das primeiras participantes do projeto.
“Foi constatando o sucesso que tivemos na primeira etapa do projeto, pelos relatos das próprias mulheres atendidas, sendo que muitas delas já contam com seu próprio negócio e estão exportando os produtos para outros estados, que vimos que estamos no caminho certo. Por isso, a partir do próximo ano, queremos ampliar o alcance Mulheres Empreendedoras”, informou Roseli Barbosa.
Ainda de acordo com a secretária da Setas-MT, mais de 90 bairros – 70 em Cuiabá e 20 em Várzea Grande – deverão ser prestigiados nos primeiros meses de 2012 com mais de 150 cursos de capacitação profissional, os quais são executados pelo Instituto Mato-grossense de Desenvolvimento Humano (IMTDH).
Entre os cursos de capacitação mais procurados estão: montagem de bijuterias, confecção de caixas decorativas, informática básica, pães e bolo caseiro, ceramista, pedicure e manicure, patchwork, empreendedorismo, entre outros.
Para Jussamira Iara da Silva, do bairro CPA III, formada no curso de decoração de festa infantil, o Mulheres Empreendedoras foi de grande valia. “Além de aprender um novo ofício e gerar renda, com o projeto pude fazer novas amizades e melhorar a minha estrutura familiar”, relatou Jussamira.
De acordo com a coordenadora do programa Mulheres Empreendedoras, Neiva de Araújo, a ação governamental vai muito além do curso de capacitação profissional. “É uma forma de dar as estas mulheres uma oportunidade de melhorar o orçamento doméstico de suas famílias e uma alternativa para que elas percebam seu potencial, contribuindo também com a melhora da sua autoestima. Para tanto, contamos com uma equipe de professoras muito qualificada; São todas artesãs experientes que já fazem um belo trabalho e que agora estão repassando os mais diversos conhecimentos para as participantes do projeto”, destacou a coordenadora.
Valorização comunitária
Em parceria com as Associações de Moradores e dos Clubes de Mães, antes do projeto Mulheres Empreendedoras chegar até comunidades é feita uma sondagem junto as moradoras sobre quais cursos elas desejam aprender. A partir daí, os cursos são lançados de acordo com o interesse de cada comunidade.
Na opinião da presidente da União Cuiabana dos Clubes de Mães, Heloísa Dorilêo, que foi uma das pessoas que esteve presente na articulação para o desenvolvimento do Mulheres Empreendedoras, a forma participativa com o programa foi construído e apresentado à comunidade é razão da boa aceitação que o programa.
“Temos muito a agradecer ao Governo do Estado por este projeto que está possibilitando a ascensão social das nossas mulheres. Ficamos mais felizes em saber que fomos consultados nesta construção de um programa que, de fato, atende as mulheres comunitárias ”, ressaltou Heloísa.
FonteSECOM/MT