Nesta edição, o jornal Folha Regional volta com a coluna especial “Espaço Aberto” dedicada à personalidade de nossa cidade. Nesta semana, o nosso entrevistado é o empresário do setor da Educação, Juarez Orsolin, que assumiu recentemente, a presidência da Associação Comercial e Empresarial de Rondonópolis (ACIR) para o biênio 2017/2018.
Perfil
Idade: 46 anos;
Formação: Administrador, especialista e desenvolvimento empresarial e mestre em agronegócios;
Empresa que representa: Instituto Business Group – IBG (2009).
Natural: Palmitos (SC); residente em Rondonópolis desde 2002;
O que o motivou a aceitar o convite para ser candidato à presidência da Acir?
Eu fui convidado pela diretoria, pelo presidente que estava e por outros diretores também me indicaram. O presidente de Conselho Superior da Acir referendou o convite, então foi um conjunto de apoios que eu recebi para aceitar. Quando me propuseram a indicação, eu coloquei a seguinte condição que se tivesse o apoio da direção atual e do Conselho Superior, fosse para somar eu estava à disposição. O que motivou a aceitar o convite foi o desejo de contribuir.
Quais foram os critérios avaliados para compor a nova diretoria da Acir?
O presidente tem autonomia para montar a sua chapa, a gente renovou mais de 50% dos nomes que estavam, que pelo estatuto tem que renovar pelo menos 1/3, então, visando oportunizar para que mais pessoas que não estavam participando diretamente da entidade, pudessem participar efetivamente é que fomos renovando cerca 50% das pessoas para fortalecer a instituição. Nós procuramos escolher pessoas dos diferentes segmentos, como Adelino Bissoni, que é o vice-presidente, é do setor de transportes, fomos olhando pessoas que representasse o maior leque possível, dono de posto de gasolina, escritório de contabilidade, hotel, imobiliária, do segmento de ótica, da parte de informática, entre outros.
Quais ações e projetos que o senhor pretende desenvolver na sua gestão?
Em termos de ações, a primeira preocupação sempre é dar continuidade ao conjunto de ações que já vem sendo realizado com sucesso, em segundo lugar, queremos buscar cada vez mais estreitar o relacionamento entre a entidade e os associados, para que possa usufruir de seus benefícios e ter noção da sua representatividade e do papel que é pertencer à entidade organizada como esta. Nosso propósito é melhorar a comunicação, no sentido de ampliar o portfólio de serviços e produtos que a Acir oferece para o seu associado, através de visitas. Continuar acompanhando todas as questões ligadas a área tributária e fiscal que envolve o município e o Estado diretamente. Investir na entidade, na gestão, nas pessoas, nas tecnologias de gestão. Fazer uma gestão bastante participativa com os membros da diretoria. Definir um planejamento estratégico visando um futuro para entidade.
Importância da Acir.
A Acir é uma entidade que tem 61 anos de trajetória e tem como missão representar e defender a classe empresarial. A entidade Acir é hoje reconhecida e forte, tem um importante papel econômico e social na cidade, representa muito bem a classe empresarial. Falo que a Acir enquanto representante da classe empresarial, ela dá uma contribuição muito grande através da geração de emprego e renda.
Com relação aos próximos anos, qual a sua expectativa econômica para o município e para o país?
Eu vejo que nós viemos de dois anos de recessão, com muitos problemas de crise econômica e política, e chegamos a chamada da era das reformas, estamos na eminência da reforma tributária, reforma trabalhista, previdenciária, que já era para ter acontecido, a reforma política. Então penso que neste ano, as projeções são que paramos de afundar e começamos a subir novamente, embora em um percentual de meio por cento, mas é uma expectativa positiva de crescimento econômico para esse ano, obviamente, em razão da baixa taxa de juros, da baixa inflação, do aumento de nível de confiança dos empresários que vão gerar novos investimentos, mas ainda em função do reflexo da recessão que tivemos nesses anos, isso só ficará mais evidente no 2º semestre.
Qual será o relacionamento que a nova gestão da Acir terá com o poder executivo?
A Acir enquanto entidade representativa, ela busca um diálogo franco, transparente, se colocando sempre em uma postura de parceria, para desenvolver todas aquelas ações que contribuem para o desenvolvimento do município. Já estivemos conversando com a nova gestão, já convidamos para que o prefeito esteja mais presente na Associação Comercial, para levar a informação também para que possamos discutir juntos, formar ideias, para que se tenha essa colaboração. Será então um relacionamento de diálogo, cobrando o que tem que cobrar, apoiando o que tiver de apoiar, com propósito único de fazer as coisas acontecerem em prol do município.