Genuir Esplendo de Moraes Junior, que tem apenas 17 anos de idade, e é estudante de escola público, será o único representante de Mato Grosso e de Rondonópolis, escolhido para participar de cinco conferências da Organização das Nações Unidas, que vai ocorrer entre os meses de Janeiro e Fevereiro de 2024, nos Estados Unidos.
Ele foi escolhido para participar de cinco conferências nos Estados Unidos, e entre elas, o jovem rondonopolitano deve participar de um encontro na também mundialmente conhecida Universidade de Havard, um dos berços do pensamento norte-americano.
O estudante do ensino médio da Escola Estadual La Salle foi aprovado para as conferências com outros estudantes brasileiros do estado do Pará. O seu irmão, Gustavo Leônidas Esplendo de Moraes, que atua como uma espécie de treinador do grupo. No ano passado, ele foi um dos representantes do Brasil na Universidade de Yale e agora vai chefia a primeira equipe da América Latina a participar desses 5 eventos.
Na verdade; eles têm que estar preparados para todo e qualquer tipo de debate e precisam demonstrar pleno conhecimento de diversos assuntos, desde economia, segurança (nacional ou internacional), meio ambiente e outras temáticas.
Nestas conferências os jovens atuam como diplomatas defendendo ideias e projetos que serão designados durante as reuniões. O foco dos debates serão temas internacionais e envolvem nações ligadas a ONU.
A primeira conferência ocorre em Yale, em New Haven, entre 18 a 21 de janeiro de 2024; depois em Harvard, em Boston, de 25 a 28 de janeiro; em WIMUN, em Nova York, de 30 de janeiro a 2 de fevereiro; da MIT, berço tecnológico dos Estados Unidos, em Boston 9 a 11 de fevereiro; e da NAIMUN, Washington, que acontece de 15 a 18 de fevereiro.
A terceira será na sede da ONU.
No entanto para representar o Brasil nos Estados Unidos, ele vão precisar de apoio financeiro, na ordem de mais de R$ 40 mil e para isso, eles estão pedindo apoio da população do estado e do poder público.
"Voltaremos para Mato Grosso com a bagagem cheia de conhecimento. Desejamos aplicar tudo o que será aprendido nas escolas de Mato Grosso para levarmos outros do estado para intercâmbios como esse ou que envolvam áreas de tecnologia, medicina, direito e tudo o que os jovens imaginarem. O mundo está cheio de oportunidades e não podemos deixa-las reservadas apenas para nós", afirma Genuir.
O telefone de contato do Genuir é (66) 99906-6048.
Da Redação