Alunos da UFMT estudam modelo de desenvolvimento de Rondonópolis

O modelo de desenvolvimento econômico e social de Rondonópolis é objeto de pesquisa para os alunos do terceiro ano do Curso de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT em Barra do Garças. A turma coordenada pela professora Antonia Ieda Delfino conheceu políticas públicas definidas pelo prefeito Percival Muniz durante reunião com a equipe de gestores responsável pelas ações nesta área, na tarde desta terça-feira (5).
Ângela de Souza – gerente do Departamento de Ciência, Tecnologia, Capacitação e Inovação do Município – iniciou a aula prática proposta pela professora Antonia Ieda com a apresentação sobre a estrutura do Gabinete de Desenvolvimento Econômico que é comandado por Stefânia Pasqualotto. Ela falou dos serviços oferecidos e divulgou os números positivos obtidos no período de janeiro de 2013 a maio de 2014.
O relatório divulgado mostra que 3.282 empresas foram formalizadas neste período. No programa de capacitação, 258 mulheres formaram-se no curso de costura industrial e outros 226 empreendedores participaram de cursos e palestras sobre recursos para investimento. O serviço de consultoria já realizou o diagnóstico de melhorias para 82 empresas da cidade.
A população ativa também é beneficiada com o Gabinete Itinerante que leva os serviços de atendimento, orientação e pré-matrícula para os cursos oferecidos aos bairros da cidade, durante as edições do Acampamento da Prefeitura, além de eventos turísticos e estatísticas atualizadas.
A gerente do Departamento de Turismo, Melissa Tonsic, divulgou os projetos para incrementar o setor e dados do crescimento populacional de Rondonópolis nas últimas décadas. Os alunos da disciplina de regionalização, ministrada por Antonia Ieda, fizeram diversos questionamentos aos gestores da Pasta que responderam todas as perguntas com dados e estatísticas pontuais.