GERAL

Curso amplia oportunidades para mulheres de Rondonópolis

Sirlene Lopes de Oliveira (37) conseguiu ampliar a renda que conquista como manicura e pedicura, graças aos conhecimentos obtidos no Curso de Auxiliar de Cabeleireiro oferecido pelo Departamento de Políticas do Trabalho da Secretaria de Promoção e Assistência Social de Rondonópolis, nos últimos 45 dias. Antes mesmo de receber o certificado de conclusão da capacitação, Sirlene começou a ganhar mais dinheiro ao ofertar serviços como tintura, escova e chapinha nos cabelos das clientes que atende de casa em casa.

A expectativa de Sirlene agora é participar de outros cursos mais avançados para ter a opção de atuar nas duas profissões e oferecer todos os serviços solicitados pelas clientes. “Quero aprender mais para ter a chance de trabalhar com as duas coisas”, diz. Outras alunas do curso ministrado por Karollyne Duarte Vilela, no Centro de Referência de Assistência Social – Cras Luz Da’yara, também já começaram a incrementar a renda familiar com a atividade que pode ser rentável e resultar na independência financeira dessas profissionais.

Durante o curso as participantes aprenderam lições importantes sobre técnicas de hidratação, corte de cabelo e escova, ética, bioética, qualidade do atendimento e fundamentos básicos para exercer a profissão, além de como identificar e tratar doenças no couro cabeludo e planejamento estratégico para trabalhar no ramo. A coordenadora do Cras, Cida Muller, acredita que todas as alunas podem ter mais qualidade de vida com o ganho obtido a partir do curso. “Tem sempre uma mulher interessada em cuidar da beleza”, argumenta.

Mohamed Zaher – secretário de Promoção e Assistência Social do Município – avalia que além da oportunidade de obter uma renda extra, as auxiliares de cabeleireiro também podem ganhar com a economia gerada por aplicar os conhecimentos na família. A ideia é que consigam cuidar dos próprios cabelos e dos filhos e do marido, por exemplo. Com isso vão evitar gastos em outros salões de beleza. A gerente Patrícia Pimentel e a instrutora Karollyne Vilela concordam com o pensamento do secretário.

Para as profissionais interessadas em investir na montagem de um salão de cabeleireiro, Mohamed Zaher, anunciou a possibilidade de fazerem um financiamento junto ao Banco da Gente para aquisição dos equipamentos necessários. A solenidade de encerramento do curso, na tarde desta segunda-feira (18), reuniu os gestores da Pasta, a equipe do Cras e o grupo de alunas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo