Ao avaliar o atual cenário político e econômico, o senador José Medeiros (PPS-MT) chamou a atenção para a responsabilidade do Congresso Nacional na tarefa de ajudar o país a superar essas dificuldades. “Cumpre-nos fazer deste Congresso o ponto de unidade do país em uma quadra de tamanho acirramento político e ideológico. Diante da força dos fatos que se avolumam, não podemos nos esquivar. Mais do que o bom combate, devemos travar o mais qualificado debate, pois é dele que emergirá os novos rumos para o país”, declarou.
José Medeiros ressaltou que o país conta com regras que garantem a base legal para iniciativas capazes de solucionar a crise de governabilidade da presidente Dilma Rousseff, oriunda, segundo disse, de um processo eleitoral baseado em estratégias de marketing que iludiram parte do eleitorado. Segundo o parlamentar, apesar do atual governo ter garantido o sucesso nas eleições, tais estratégias geraram, algum tempo depois, desconfiança, reforçada por incapacidade e ineficiência administrativas e equívocos na condução da economia.
“São emendas liberadas por decreto e a toque de caixa para alteração da meta fiscal; dança das cadeiras no comando da articulação política; reforma ministerial por encomenda; delivery de cargos à minguada base aliada; tudo resultado do amesquinhamento da grande política. E o que pior: nem numa perspectiva pragmática essa estratégia tem dado o retorno esperado. O governo continua a experimentar o dissabor de frequentes derrotas no parlamento”, disse o senador.
Agenda Brasil – Ainda durante o discurso, José Medeiros disse que é preciso “atuar com a mais vitalizada proatividade política” e destacou a Agenda Brasil como sinal inequívoco de que os esforços não podem parar. “O que nos cabe, mais do que nunca, é discutir, convocar os responsáveis pela condução da economia, questionar, propor, deliberar, aprovar, rejeitar. Enfim, atuar com a mais vitalizada proatividade política e a mais responsável mentalidade cívica. Nesse ponto, destaco a louvável e oportuna iniciativa do presidente Renan Calheiros com a sua sistematizada Agenda Brasil. Trata-se de um inequívoco sinal à população de que, a despeito da instabilidade política, os esforços não podem parar”, afirmou.
Para José Medeiros, todos os esforços devem ser direcionados ao desenvolvimento econômico do país. “Esforços, por sua vez, que entendo dever, na atual conjuntura, ser direcionados à recuperação e modernização da infraestrutura. É preciso alocarmos nossos recursos em obras estruturantes, que criem condições para o livre desenvolvimento da Economia”, disse.