VEREADOR DEFENDE REVISÃO DO PLANO DIRETOR

O Vereador Thiago Silva (PMDB) apresentou indicação para a revisão do Plano Diretor da Cidade, pautando o reordenamento habitacional e industrial da cidade, a questão caótica da mobilidade urbana, a garantia da existência espaços destinados a parques tecnológicos e para a prática de lazer contemplativo e recreativo.
Com a chegada do terminal ferroviário, surge a necessidade de revisão do nosso Plano Diretor, analisando os impactos econômicos e sociais que teremos para os próximos anos. Este debate tem que ser agora, caso contrário iremos continuar com medidas paliativas, e com os riscos da proliferação de bolsões de pobreza em torno do terminal ferroviário. Além disto, temos a necessidade eminente da duplicação da Rodovia Federal 163 no trecho compreendido do terminal ferroviário até o perímetro urbano, ressalta Thiago Silva.
“Precisamos fazer um reordenamento das áreas habitacionais em nossa cidade, priorizando não só a moradia, mas também atentando pelas condições mínimas de saúde, educação e infraestrutura”, disse.
Para o Vereador a questão da mobilidade urbana e trânsito compreende a construção de um sistema que garanta e facilite aos cidadãos – hoje e no futuro – o acesso físico às oportunidades e às funções econômicas e sociais da cidade. “Defendo que a mobilidade seja centrada nas pessoas que transitam e requer a satisfação individual e coletiva de atingir os destinos desejados”. E nosso dever como legislador, trabalhar para a reordenação do nosso trânsito e priorizar a “cidade para os cidadãos”.
O Vereador Thiago Silva (PMDB) defende a instalação da Zona Azul, juntamente com a construção de pontes e de corredores alternativos, remodelação das praças para comportar mais carros e calçadões populares, ele acredita que ajudará a resolver o problema do trânsito, principalmente na área central.
O intuito da indicação também é abrir o debate sobre nossa política industrial principalmente na agregação de valor às matérias primas produzidas na região, pois com a expansão do aeroporto e a instalação do terminal ferroviário esse assunto torna-se de premente necessidade, pois a acentuando a globalização acentua-se também o fluxo da nossa matéria prima.
O Vereador ressalta ainda que precisamos considerar nossa vocação como principal polo de serviços da região sul de Mato Grosso, principalmente na área do ensino superior, com políticas voltadas para a pesquisa, geração de novas tecnologia e inovação, passando a ser exportadores de tecnologia.
"Rondonópolis tem capacidade não só de ser um polo acadêmico, como já é, mas também pode ser reconhecida como um polo tecnológico", analisa.
Thiago Silva ainda defende a preeminente necessidade de uma cidade mais sustentável, por isso ver como prioridade na revisão do Plano Diretor, a determinação de prazos para implantação da usina de reciclagem de resíduos sólidos, a conclusão da rede e tratamento do esgoto, a preservação das nascentes dos rios e a revitalização das praças e jardins municipais.