GERAL

Autoridades lembram estiagem recorde e alertam para necessidade de preservação

Mais de 500 alunos da Escola Estadual La Salle participaram hoje de uma palestra sobre o uso consciente dos recursos hídricos do planeta. O evento fez parte da celebração do Dia Mundial da Água e contou com a participação de representantes do Sanear e dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário em Rondonópolis.

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1993, como forma de alertar sobre a necessidade de preservação dos recursos hídricos no planeta.

Na conversa com os estudantes o engenheiro Dalton Monteiro Vergílio, do Sanear, ressaltou que a água é fundamental para a manutenção dos ecossistemas que dão sustentação à vida de todas as espécies. Ele explicou que a luta pela preservação deve envolver empresas, órgãos púbicos e o cidadão – focando sempre no uso racional da água e a proteção aos mananciais.

O diretor presidente do Sanear, Hermes Ávila de Castro, falou sobre a importância de preservar a água para não faltar no futuro, e destacou a qualidade da água de Rondonópolis.

“Temos que pensar nas gerações futuras, na década de 1990 começou essa discussão sobre, esse compromisso é de todos, assim como nós, vocês também têm com as novas gerações. Hoje temos 100 % de água tratada em Rondonópolis, graças a um planejamento de longos anos”, disse o diretor em sua fala para os alunos.

Já o secretário de Meio Ambiente destacou em sua fala a importância do Sanear em cuidar bem da qualidade da água e das gerações futuras, que devem preservar esse bem para não faltar.

RONDONÓPOLIS
O representante da Câmara Municipal de Rondonópolis e presidente da comissão de meio ambiente da Casa de Leis, o vereador Ozeas Reis enalteceu o trabalho desenvolvido pelo Sanear, responsável pela água e esgoto da cidade. Conforme o vereador, a atuação  da autarquia foi fundamental para evitar problemas maiores durante a longa estiagem registrada no ano passado.

“O ano passado foi assustador. O nível do nosso Rio Vermelho atingiu o menor volume da história e despertou um alerta. Temos sim que abrir o debate, temos que proteger as nascentes de água e nossas bacias hídricas. O Sanear está de parabéns e hoje Rondonópolis tem a melhor água tratada do Brasil. Mas esse trabalho precisa continuar e ter o apoio de todos”.

Em nome dos 21 Vereadores, Ozeas Reis reafirmou o compromisso da Câmara Municipal com o meio ambiente e a qualidade de vida da população.

Também participaram do evento, o diretor da Escola La Salle, Alex Frisselli de Oliveira Motta, o secretário de Desenvolvimento Econômico Alessandro Silva, o vice-presidente da Câmara vereador Roni Cardoso, o vereador Reginaldo Santos, o vereador Dr. José Felipe, o diretor de serviços do Sanear Andelson Gil do Amaral, e os representantes do JUVAM (Juizado Volante Ambiental) a oficial de justiça Dra. Elza Maria Gonçalves do Prado, e da 2ª Cia da Polícia de Proteção Ambiental o 2º tenente Avelino

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo