Campanha alcança mais de 560 pessoas com atendimentos e cirurgias

Mais de 560 pessoas foram atendidas durante a campanha nacional para a prevenção do câncer de pele, realizado no último fim de semana em Rondonópolis, por meio de uma parceria entre o Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Dermatologia e a Secretaria Municipal de Saúde. Ao todo, segundo o levantamento da SMS, foram feitos 562 atendimentos médicos, destes, 12 pacientes passaram por cirurgias para retirada de pintas, pele com manchas, que agora serão encaminhadas para a biópsia.
Cinco médicos fizeram os atendimentos. O pintor José Maria dos Santos teve um caroço próximo ao nariz retirado. Em 30 dias saberá o resultado da biópsia. “Eu confesso que gelei na hora que vi a anestesia, mas é melhor a gente saber logo o que é. Agora é esperar, mas vamos torcer pra não ser nada”, disse ele, lembrando que o caroço surgiu há três anos, e não teve outra oportunidade para passar pela cirurgia.
Já a aposentada Maria Zamblein ficou preocupada com o surgimento de uma pinta escura no rosto. Também retirou a senha e foi contemplada com a cirurgia gratuita. “Se eu fosse pagar seria muito caro. Aproveitei e trouxe meu marido também, que está com uma mancha estranha. Isso pra gente é uma bênção”", afirmou a aposentada.
Para a secretária de saúde do município, Marildes Ferreira, o saldo foi positivo. “Rondonópolis foi a única cidade de Mato Grosso a aderir a esse programa do governo federal e o resultado nós vimos nesse número expressivo de pessoas que procurou o Ceadas e teve o atendimento completo. Parcerias como essa fortalecem nossa meta de ampliar o atendimento da rede pública de saúde”, ressaltou a secretária.
Em todo o País foram instalados 126 postos especiais para realizar exames sobre esse mal, que representa cerca de 30% dos casos de câncer anualmente comprovados, segundo dados do Ministério da Saúde. Ainda segundo o órgão, no próximo ano podem ser diagnosticados 576.580 novos casos de câncer no Brasil, frente aos 519 mil de 2012.
Todos os pacientes atendidos receberam também orientações sobre os cuidados necessários para evitar a doença. “A ação, além de prevenir, procurou conscientizar sobre a variedade de câncer mais comum. Quanto maior o cuidado menor o risco", avaliou a secretária Marildes Ferreira.