23.6 C
Rondonópolis
domingo, novembro 24, 2024

Jailton Nogueira de Souza – Da liderança estudantil e no esporte varzeano a Secretário Municipal de Esporte e Lazer

Natural de Guiratinga região do Vale Rico, uma família de 6 filhos dentre eles Maria, Edithe, Laurita, Laura, Cacilda e Jailton. Seus pais baianos de nascimento Firmino Nogueira de Souza e Umbelina Maria de Souza, eram sitiantes e do trabalho da roça tiravam o sustento da família. O esporte e os animais sempre estiveram na sua predileção profissional. Jailton se tornou um especialista em adestrar cães. Vamos conhecer um pouco mais da trajetória desse eclético cidadão rondonopolitano.
Jornal Folha Regional: Quais as melhores lembranças dos tempos de infância, e como se deu a mudança da família para Rondonópolis?
Jailton: A minha infância na região rural foi muito gratificante e bem equilibrada tínhamos momentos de brincadeira de criança, jogávamos bola, e partimos para o estudo que sempre levamos a sério. Eu sempre dei apoio aos meus pais na lavoura dentro das minhas possibilidades. Meus pais sentiram a necessidade da mudança devido as questões escolares, já que naquela região do Vale Rico não tinha estrutura para continuar os estudos.
JFR: Como foi a adaptação familiar em Rondonópolis?
Jailton: Nós mudamos para Rondonópolis em 1986, eu estava com 14 anos de idade, as minhas irmãs Laura e Cacilda já moravam aqui. Foram momentos difíceis já que meu pai estava muito doente. A primeira escola em que estudei foi na Escola Eunice, lá eu tive um grande amadurecimento social e comecei a descobrir meus talentos. Estudei também na Escola Guimarães Balbino.
JFR: Quais as atividades que você exerceu dentro da escola com a intenção de ajudar aquela comunidade estudantil?
Jailton: Eu sempre fui apaixonado pelo esporte, desde pequeno jogava futebol e voley, dei apoio ao departamento de esporte da Associação de Moradores do Monte Líbano, fundei o Monte Líbano Futebol Clube, do qual fui o primeiro presidente. Nós disputamos vários campeonatos, dentre eles o Varzeano e a Copa dos Campeões.
JFR: Você participou intensamente de atividades visando o bem coletivo quais foram essas atividades?
Jailton: Fundei a Associação Amigos e Amigas de Rondonópolis, foi um grande sucesso através dessa entidade nós ajudamos muito a nossa comunidade a crescer e amadurecer no lado fraternal, da amizade e nas ações sociais. Nesta associação criamos a Escolinha de Futebol, realizamos várias competições, inclusive criamos o torneio Amigas e Amigos de Rondonópolis. Realizamos torneios esportivos futsal, com a interatividade da capoeira através do mestre Carivaldo. Fui também vice-presidente do Conselho de Segurança da Região 9 Monte Líbano. Fui presidente de sala, fundei o grêmio estudantil 4 de Julho, cheguei ao cargo de diretor regional da UMES, um período que me deu muita experiência na liderança de grupo.
JFR: Quais foram os parceiros que se juntaram no projeto associativo?
Jailton: A Associação Amigos e Amigas de Rondonópolis teve o apoio da várias outras entidades de vários segmentos, participaram conosco em franca parceria os grupos da igreja católica, evangélica. Nós chegamos a ter cerca de 500 voluntários que nos ajudavam nas campanhas beneficentes, o saudoso José Sobrinho acompanhou o nosso trabalho por muito tempo, e dizia sempre: “O trabalho que vocês estão fazendo eu gostaria de ter feito.” José Sobrinho fez a doação de um terreno para a nossa entidade, doou uma quadra de 2.000 metros quadrados, onde nós construímos uma sede. O sucesso do projeto associativo foi tanto que o saudoso governador do Estado de Mato Grosso Dante de Oliveira veio especialmente para Rondonópolis para conhecer o trabalho que vinha sendo realizado pela associação juntamente com os nossos parceiros. Por ultimo nos criamos o café da manha para a comunidade.
JFR: O projeto da Associação Amigos e Amigas de Rondonópolis deixou algum bem físico permanente para a comunidade do Monte Líbano?
Jailton: Diante da necessidade de um espaço para o esporte e lazer as lideranças parceiras do projeto solicitaram ao saudoso Hermínio J. Barreto na época prefeito da cidade, e ele fez a cobertura na Praça do Monte Líbano o excelente Ginásio de Esporte. Foi muito bem utilizado pela comunidade, oferecemos aulas de balé e teatro, onde realizamos também o concurso Miss Primavera. Nós participamos também do conhecido projeto levado a nível nacional Amigos da Escola.
JFR: Qual a importância da família para o cidadão Jailton, de que forma o processo político interferiu na sua vida?
Jailton: Vou falar o que muitos talvez já tenha falado, a família é o grande esteio da sociedade, sou muito feliz ao lado de minha esposa Maria Aparecida de Oliveira com quem tenho três filhos: Izabela, Lucas e Maria Eduarda. Eu conheci minha esposa na cidade mineira de Pouso Alegre onde eu estava a serviço da empresa em que trabalhava. Na verdade o processo político interferiu na minha vida muito positivamente faço parte da liderança do PRTB do qual fui vice-presidente, agradeço em nome do Tuca, do Carlos Cesar , do vereador Roni Cardoso, do vereador Bilu, a todos os companheiros militantes do partido, e ao prefeito Zé Carlos do Pátio pelo convite para a Secretária de Esporte e Lazer do Município.
JFR: Em determinada ocasião você se ausentou de Rondonópolis para fazer uma especialização, como surgiu essa oportunidade?
Jaiton: Eu comecei a trabalhar na Zooclínica como auxiliar de serviços gerais, eu sempre gostei de lidar com animais. Foi quando o proprietário da clínica D. Breno e o senhor Manuel
Começou a me ensinar o adestramento de cães. Logo em seguida a Zooclínica mudou de proprietário, e fui promovido a adestrador profissional e gerente. A demanda de serviços no setor era muito grande fiz vários cursos dentre eles com o pessoal técnico especializado que veio de Brasília para Rondonópolis e me passaram os conhecimentos mais aprofundados. Trabalhei também na Clínica de Pequenos e Grandes Animais na AGROBOI onde fui encarregado. Viajei para São Paulo onde fiz outros cursos e posteriormente fui para o sul de Minas Gerais onde montamos um Canil Especializado em Cães de Guarda. Nesse trabalho eu tive o apoio e a parceria do Dr. Paulo Cesar. Posteriormente retornei para Rondonópolis muito mais preparado para assumir a profissão e crescer na minha especialização.
JFR: Para finalizar a nossa entrevista, fale um pouco sobre o andamento dos projetos da Secretaria de Esporte e Lazer.
Jailton: A partir do dia 15 deste mês começaremos a reformar 10 quadras de esporte, estaremos finalizando a reforma das cabines de imprensa do Estádio Luthero Lopes. Temos vários projetos de participação coletiva, dentre eles a hidroginástica para a terceira idade, onde participam 480 pessoas. Temos o projeto contra turno onde estão participam cerca de 800 crianças, nas atividades esportivas futsal, futebol, capoeira e Judô, Temos o grande projeto que é realizado no Parque das Águas, é um festival esportivo que agrega 26 modalidades e que ocorre simultaneamente. Temos muitos parceiros entre os quais a UFMT, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Escola André Maggi dentre outros.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO