24.2 C
Rondonópolis
sábado, novembro 23, 2024

Izalba Albuquerque – Secretária Municipal de Saúde, mãe que recebeu um milagre e administradora do setor de saúde

Nesta edição do Jornal Folha Regional, nesta data especial prestamos uma singela homenagem a todas as mamães de nossa cidade em nome da senhora Izalba Albuquerque, uma personalidade ímpar que nos conta um pouco da sua bela história de vida, de muito amor e muita fé em Deus. Maravilhosos momentos que ela compartilha com o nossos leitores deixando um exemplo de vida para todos nós.
Jornal Folha Regional: Inicialmente parabenizamos a senhora pelo Dia das Mães, desejamos, muitas felicidades e prosperidade nas suas funções. Nos fale um pouco sobre a sua infância e constituição familiar:
Izalba: Sou natural da cidade de Campina Grande no Estado da Paraíba, somos em 5 irmãos: Ivanildo JR., Ivaldo, Isolda, Cesar e Izalba. Eu sou a caçula e não podia ser diferente, sempre mimada pelos meus pais Ivanildo Gonzaga de Albuquerque e minha mãe Maria José, pelos meus irmãos, parentes e até pelos amigos mais próximos. Os meus pais sempre foram muito cuidadosos com todos nós, foi uma infância alegre e muito feliz.
JFR: Como se deu o desenvolvimento das atividades familiares em Campina Grande?
Izalba: O meu pai tinha uma fazenda e exercia a atividade de pecuarista, em um determinado período da vida, resolveu mudar para o Estado do Paraná, mais precisamente na cidade de Cascavél, onde eu estudei os meus primeiros anos escolares. As mudanças sempre traziam evolução para as atividades da pecuária em que meu pai liderava.
JFR: Qual foi o seu grande sonho de infância?
Izalba: Eu estudei durante algum tempo em colégio ligado a região, ou seja em colégio das irmãs, o meu sonho era ser Freira. Eu cheguei em Rondonópolis em janeiro 1984 eu estava com 10 anos de idade. Aqui em Rondonópolis eu estudei também nos colégios EEMOP e Luther King.
JFR: Como a senhora define hoje as opções, o sonho de infância ser freira ao setor administrativo:
Izalba: A administração é um setor que hoje preenche todas as minhas expectativas, o contato com as pessoas, a resolução dos problemas de diversos setores da comunidade. Na função de secretária municipal, há um envolvimento natural e humanístico, o contato com as pessoas com seus diferentes problemas, fazemos de tudo para auxiliá-las diante do compromisso social com a saúde pública.
JFR: Conte um pouco da sua trajetória no setor profissional:
Izalba: Eu fiz faculdade de Administração, na esfera municipal fiz o seletivo para Agente de Dengue, fui trabalhar na área administrativa. Prestei concurso público fui aprovada, e fui trabalhar na Secretaria de Saúde, onde permaneci durante os anos 2012 e 2013. Atuei também durante um ano no Hospital Regional, em 2014 fui para o Sindicato na área administrativa. Dentro do setor administrativo sempre fui atraída para a área da saúde.
JFR: Qual foi a maior emoção de sua vida, ou emoções que ocorreram durante a sua vida?
Izalba: Eu lutei muito para engravidar, e por decisão médica eu não poderia ter filho, mas mesmo assim eu o meu marido Eder de Oliveira nunca desistimos, sempre tivemos muita fé. Eu sou devota de Nsa. Senhora, nós marcamos uma consulta para um exame numa clínica especializada em fertilização, na cidade de Goiânia compramos a passagem. Alguns dias antes de viajarmos o nosso carro foi abalroado ou seja bateram no nosso carro. Eu o meu marido fomos a Casa de Carnes Tia Sinhá, comprar carnes para o almoço. Enquanto estávamos aguardando atendimento chegou uma senhora que estava muito aflita, ela nos disse que precisava ver o seu filho que estava internado em estado crítico em um hospital em Goiânia. Aquele momento nos trouxe um fluxo de emoções e nós demos a ela a passagem que tínhamos comprado para irmos a referida clínica de fertilização. Algumas semanas após esse acontecimento, eu engravidei naturalmente, eu entendi que essa grandiosidade ocorreu pela minha fé em Nossa Senhora, foi um milagre. Nasceu a minha filha Izara Maria.
JFR: A senhora foi abençoada com um segundo milagre, como aconteceu?
Izalba: A minha filha Izara sempre quis ter um irmão, e sempre me questionava: “mamãe eu quero um irmãozinho”, Mas eu dizia eu já pedi a Nossa Senhora e já tenho você, e ela retrucava: “Peça a ela de novo, então eu vou pedir a Nossa Senhora que me dê um irmãozinho, e depois de algum tempo um novo milagre aconteceu, eu engravidei do Matheus, sou muito grata a Nossa senhora pelas bênçãos.
JFR: A quem a senhora gostaria de agradecer pelos bons momentos em sua vida?
Izalba: Eu agradeço a Deus, ao meu esposo Eder de Oliveira, aos meus filhos Izara e Matheus, a todos que trabalham conosco, e ao prefeito José Carlos do Pátio.

Por Denis Maris da Redação

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO