Rondonópolis aguarda novas doses para iniciar vacinação de crianças de 3 e 4 anos

A Secretaria Municipal de Saúde ainda não definiu quando iniciará a vacinação contra a Covid-19 das crianças com idades entre 3 e 4 anos. Em Primavera do Leste, município vizinho, a imunização desta faixa etária começou nesta quarta-feira (26), mas em Rondonópolis as autoridades aguardam uma posição do Ministério da Saúde.
“Não podemos dar início à imunização sem que o Ministério da Saúde envie mais doses. O estoque local da vacina Coronavac é insuficiente para atender esse público”, informou a Secretaria em nota encaminhada ao RegionalMT.
A vacinação das crianças com 3 e 4 anos foi autorizada pela Anvisa no dia 14 de julho. Conforme orientação divulgada na semana passada pelo Ministério da Saúde, ela deve ser feita apenas com a vacina Coronavac, com intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda dose.
O Ministério da Saúde reconheceu que não tem vacinas em estoque, mas afirmou que mantém tratativas com o Instituto Butantan, fabricante da Coronavac no Brasil, e com o Consórcio Covax, para aquisição de novas doses.
“Aguardamos a chegada de mais vacinas e também informações detalhadas sobre o total de doses destinadas à Rondonópolis”, explica a Secretaria Municipal de Saúde. A informação é necessária para definir a estratégia da campanha de imunização nesta faixa etária.
Eduardo Ramos – Da Redação