GERAL

Iphan lança livro que registra a história da Viola de Cocho

Com a intenção de documentar um patrimônio material do Estado, será lançado nesta quinta-feira (29.10) pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o livro “Modo de fazer a Viola de Cocho”.
O livro traz os conceitos culturais da Vila de Cocho, principalmente no que diz respeito a sua produção como um artesanato regional. O número de produção da primeira tiragem é de 3.000 exemplares, que serão distribuídos gratuitamente para toda a Baixada Cuiabana em bibliotecas públicas e secretarias municipais.
O lançamento do livro “Modo de fazer a Viola de Cocho”, será a partir das 16h, com entrada gratuita, na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de Mato Grosso (Iphan-MT), que está localizada na rua 7 de setembro, nº 390, no centro de Cuiabá.

PONTÃO VIOLA DE COCHO
A Secretaria de Estado de Cultura (SEC) firmou convênio com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para um Pontão de Cultura no Centro Cultural Casa Cuiabana. A SEC vai recuperar o Centro Cultural Casa Cuiabana para que ali passe a abrigar atividades especialmente dedicadas à cultura popular mato-grossense.
O projeto consiste num viveiro de mudas que originam a madeira para confecção Viola de Cocho, um estúdio de gravação e oficinas de construção de Viola de Cocho, Cururu e Siriri. Haverá ainda uma unidade móvel para viabilizar as mesmas atividades em municípios do Vale do Cuiabá, Cáceres e Diamantino.
Enquanto o projeto de restauro da Casa Cuiabana é viabilizado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), as atividades do pontão terão início ainda este ano na Casa Dom Aquino (viveiro e oficinas) e a parte administrativa no térreo do prédio da SEC. Nos próximos dias, a Secretária de Estado de Cultura lançará uma chamada pública para cadastramento de oficineiros da cultura popular.

Fonte: SEC/MT

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo