Temperatura cai e Rondonópolis deve ter o dia mais frio do ano amanhã

A massa de ar polar que atinge boa parte do país derrubou a temperatura em Rondonópolis. O frio chegou na tarde de ontem (03) e deve mudar a rotina na cidade pelo menos até o final de semana. Conforme o instituto Clima Tempo amanhã os termômetros podem chegar à casa dos 11ºC, a mais baixa temperatura registrada neste ano.
Além da massa polar, a queda na temperatura é impulsionada pelo excesso de nebulosidade (que dificulta a passagem dos raios solares), pelo vento frio e por chuvas esparsas na região.
A combinação de fatores também afeta a sensação térmica, reforçando a impressão de que o frio é ainda maior que o verificado nos termômetros.
A orientação é para que a população redobre os cuidados com a prevenção de doenças respiratórias, como a gripe. É que em situações assim a tendência é que ocorra uma maior aglomeração em locais fechados, o que favorece a transmissão de vírus.
Outra medida importante é evitar ficar ao relento nas madrugadas, quando as temperaturas caem mais e a sensação térmica de frio é ainda maior.
CAPITAL
Em Cuiabá, a queda da temperatura também foi brusca nesta quarta-feira, mas sem recordes neste dia. O dia mais frio deve ser registrado amanhã (05), com previsão de 12º Celsius.
Em 2022 o recorde de frio na capital foi registrado no dia primeiro de abril, com 15,8°C. Nesta mesma data foi registrada também menor temperatura máxima, 20,5ºC. Os dois recordes devem ser derrubados amanhã.
Eduardo Ramos – Da Redação