24.1 C
Rondonópolis
sexta-feira, novembro 29, 2024

Investimentos em capacitação, urbanização, creche e escrituras contemplam moradores do Casaldáliga

Uma série de ações para melhorar a qualidade de vida dos moradores do Residencial Dom Pedro Casaldáliga, localizado na saída para Guiratinga, na região da Paulista, estão sendo desenvolvidas pela prefeitura de Rondonópolis. Uma delas é o desenvolvimento do Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS), via Secretaria Municipal de Habitação, em parceria com o governo federal. O programa é voltado para qualificar a vida coletiva e possibilitar alternativas de trabalho e renda para integrantes das cerca de 500 famílias que foram contempladas com uma casa própria no residencial, construído pelo “Programa Minha Casa, Minha Vida”.
Com as presenças do prefeito Zé Carlos do Pátio e do secretário municipal de Habitação, Paulo José, na quinta-feira (14), foi realizado, na Escola Estadual Professor Carlos Pereira Barbosa, localizada no Jardim Europa, bairro vizinho do Casaldáliga, o encerramento do curso de peteados. Na ocasião, 20 mulheres moradoras do bairro receberam os certificados de conclusão do realizado durante esta semana, que representa para elas uma oportunidade de renda e de contribuir com as finanças de casa.
“Gostei muito do curso. Eu nunca tinha tido experiência com essa área, aprendi muito e pretendo ganhar um dinheiro com isso, ajudando assim aumentar a renda lá em casa. Sou muito grata pela oportunidade”, comemorou Ana Cristina Teixeira.
Assim como Ana Cristina, Patrícia Matos, viu no curso oferecido, gratuitamente, a possibilidade para se capacitar e ganhar um dinheiro a mais. “Ótima iniciativa e uma oportunidade importante para a gente se capacitar. Foi muito bom o curso. Agora, quero colocar em pratica o que aprendi e ter um dinheiro a mais na renda da família”, disse.
Além do curso de penteado, o PTTS está realizando outros cursos de qualificação profissional com os moradores do residencial, que vem recebendo da prefeitura de Rondonópolis investimentos para oferecer mais qualidade de vida aos moradores.
“Além dos cursos que visam garantir oportunidades de profissionalização e geração de renda para as família, estamos promovendo ações que visam dar dignidade, cidadania e bem-estar para estas famílias”, salientou o Prefeito, lembrando que a prefeitura está construindo uma creche para atender 360 crianças de zero a três anos da região.
“Estamos também promovendo a regularização fundiária que irá possibilitar aos moradores terem a escritura do seu imóvel, que custaria seis a oito mil reais, gratuitamente”, destacou o prefeito, lembrando também que a Coder está realizando a urbanização dos canteiros e acesso do bairro, com o plantio de grama.
Iniciado a construção em 2012, o Residencial Dom Pedro Casaldáliga foi inaugurado no final de 2013. Segundo Paulo José, a conclusão deste curso de penteado PTTS é o encerramento de mais uma etapa no processo que vai da contratação, a entrega e o pós, com ações voltadas para promoção do bem-estar social.
“A Habitação tem responsabilidade de acompanhar a pré, a entrega e o pós-ocupação das casas”, cita Paulo José, destacando que o projeto é de extrema importância para as famílias contempladas com uma moradia no residencial, pois busca dar mais qualidade de vida a elas, “com as intervenções e projetos de inclusão, assegurando o acesso às informações, cursos de qualificação profissional e vários outros serviços para melhorar o desenvolvimento da vida comunitária”.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO