Integrante de delegação britânica destaca tecnologia utilizada para combate ao desmatamento ilegal em MT

Uma equipe do governo do Reino Unido esteve nesta quinta-feira (10.4), na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) conhecendo o trabalho desenvolvido pelo Governo de Mato Grosso no combate ao desmatamento ilegal e incêndios florestais. Para a representante Especial para a Natureza, Ruth Davis, integrante da comitiva, a tecnologia utilizada pelo estado tem feito a diferença nesse enfrentamento.
“Vocês estão com uma tecnologia de ponta que ajuda a combater todas essas questões e isso traz muito valor ao trabalho de vocês. Então, parabéns, é uma grande contribuição o que estão fazendo para o combate ao desmatamento”, reconheceu Ruth Davis.
O secretário executivo de Meio Ambiente, Alex Marega, destacou que a média de multas aplicadas por crimes ambientais nos últimos cinco anos em Mato Grosso foi de mais de R$ 2 bilhões. “Em 2019, o apoio do Reino Unido foi essencial, mas desde então tivemos avanços consideráveis de aporte financeiro e cooperações técnicas que contribuíram para o aprimoramento das ações realizadas visando o controle dos recursos naturais e a produção sustentável”, ressaltou.
Durante a reunião com a equipe do Reino Unido, a Sema apresentou o novo sistema, denominado Sigalerta, que está em desenvolvimento. A plataforma reúne um arcabouço de imagens geoespaciais gratuitas e privadas que possibilitará a fiscalização, gestão, integração, refinamento e validação dos alertas de desmatamento.
O tenente coronel Rafael Marcondes, do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), apresentou detalhes sobre o Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais que está sendo executado este ano. Enfatizou que, além dos investimentos, o grande diferencial de atuação em Mato Grosso é a integração de diversos agentes, inclusive do setor privado, nesse enfrentamento.
Além do combate ao desmatamento ilegal e incêndios florestais, foram discutidas também as políticas de REDD+ e mudanças climáticas, salvaguardas ambientais e gestão de riscos.
Agenda
A visita da comitiva do governo Reino Unido a Cuiabá encerra-se nesta sexta-feira (11.4). O grupo veio à Capital Mato-grossense acompanhar de perto a execução do Programa REM MT.
O governo britânico é um dos financiadores internacionais do Programa REM MT, assim como o governo alemão, por meio do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW). Além da representante Especial para a Natureza, Ruth Davis, também integram a comitiva a chefe da Unidade Internacional de Florestas, Maggie Charnley, a gerente internacional de Finanças Climáticas, Louise Hill, e a gerente do Programa REM no Departamento de Segurança Energética e Net Zero, Svenja Bunje.
Fonte: Secom_MT