22.1 C
Rondonópolis
segunda-feira, novembro 25, 2024

Instituto propõe autoconhecimento para evolução pessoal e proteção contra "venenos" do dia-a-dia

O autoconhecimento pode ser a chave para abrir novos caminhos nos campos profissional, pessoal, afetivo e também nos ajudar a ter uma vida mais saudável, evitando inclusive a depressão e outras doenças que atingem milhões de pessoas em todo o país. Quem garante é Gianluca Ravássio Focchesatto, que é instrutor voluntário e há cerca de um ano representa o instituto Gnosis Brasil em Rondonópolis.

Gianluca diz que muitas vezes as doenças e os insucessos na vida decorrem de desequilíbrios internos ou da incapacidade que temos em nos ajustar a um mundo cada vez mais competitivo e materialista.

“O autoconhecimento permite mudanças em nosso eu interior, que é o passo inicial para qualquer mudança. Com ele podemos também estabelecer relações melhores com as pessoas e o mundo que nos cerca. É como se fosse um remédio a nos proteger das ‘toxinas’ que envenenam nosso ser cotidianamente”, compara.

O Instituto pretende estabelecer uma sede em Rondonópolis e realizar conferências e cursos regulares para disseminar a cultura gnóstica. Por enquanto as reuniões ocorrem de forma aberta, sem necessidade de inscrições prévias, sempre aos sábados, a partir das 19 horas, na Escola Pindorama.

Nas palestras são repassadas técnicas de reflexão e informações que focam os princípios básicos do autoconhecimento – fundamentados na filosofia, ciências, artes e religião.

“Nossa proposta não é voltada apenas ao cultivo intelectual. Desenvolvemos outras regiões das possibilidades humanas, como a origem dos padrões emocionais. Também não falamos de religião do ponto de vista dogmático, mas sim como uma experiência pessoal”, destaca. “A pessoa pode ser religiosa sem estar vinculada a religiões ou seitas”.

A arte, em especial a música, é outro componente considerado essencial. “As expressões artísticas proporcionam um conhecimento que não se expressa de forma intelectual, discursiva. Alcançam áreas que a linguagem muitas vezes não consegue explicar, mas que têm uma importância enorme”.

Gianluca diz ainda que, apesar de pouco destacada hoje no mundo Ocidental, a busca do autoconhecimento é milenar. “Todas as civilizações tinham a máxima conhece a ti mesmo como um princípio para a evolução. Esse conhecimento nos torna mais criativos, otimistas e mais capazes de lidar com os desafios externos”, garante ele.

COMO PARTICIPAR
Não é preciso pagar nada para participar das reuniões do Instituto Gnosis em Rondonópolis. Os interessados em obter mais informações podem entrar em contato diretamente com Gianluca Ravássio pelo e-mail rondonópolis@gnosisbrasil.com, ou pelo fone/zap (51) 99221-1028.

“Além das orientações teóricas, temos também um amplo conteúdo prático com exercícios para que as pessoas aprendam a meditar e acessar o conhecimento que há dentro de cada um. É um serviço prestado à humanidade” destaca Gianluca.

Durante as reuniões semanais na Escola Pindorama também é possível conhecer mais sobre a história do Instituto e ter acesso a bibliografia utilizada nos cursos e conferências.

 

Eduardo Ramos – Da Redação

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO