Energia elétrica lidera ranking de reclamações no Procon

Em março deste ano, o Procon Estadual registrou 2.946 atendimentos. Por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), foram 1.995 registros, enquanto pelo atendimento online (http://www.consumidor.gov.br) foram 951 reclamações em Mato Grosso.
No Sindec, o campeão de reclamações foi à área “Serviços Essenciais”, com 1.000 atendimentos. Liderando o setor está à categoria “Energia Elétrica”, com 456 registros, seguido por “Água e Esgoto”, que teve 286 reclamações e “Telefonia Celular”, com 158.
Em segundo lugar está a área “Assuntos Financeiros”, com 369 reclamações: 163 para a categoria “Banco Comercial”, 63 para “Cartão de Loja” e 56 para “Cartão de Crédito”.
A área “Serviços Privados” ocupa o terceiro lugar do ranking, com 294 atendimentos, sendo 66 para “Estabelecimento Comercial” (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, etc.), 60 para “Escola” (Pré, 1º, 2º graus e superior) e 44 para “TV por Assinatura”.
Já a área “Produtos”, com 258 registros, está na quarta posição do ranking de atendimentos presencias, registrando 61 procedimentos para a categoria “Telefone” (Convencional, Celular, Interfone, etc.), 16 “Outros Produtos Importados” e 14 para “Acessório para Aparelho Eletrônico/Pilha/Elétrico” (Agulha, fone de ouvido, bateria, etc.).
A área “Saúde” aparece em quinto lugar, com 32 reclamações, seguida de “Alimentos” e “Habitação” que estão empatadas em último lugar, com 21 reclamações cada.
Integram o banco de dados do Procon estadual os registros efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, da Assembleia Legislativa (ALMT) e do Ganha Tempo do Várzea Grande Shopping.