Maluf é eleito 1º secretário e destaca conquistas de sua gestão

O deputado estadual e atual presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB), foi eleito nesta semana para ocupar o cargo de primeiro-secretário da nova Mesa Diretora, que conduzirá os trabalhos do Legislativo estadual durante o biênio 2017/2019. No novo posto, que assumirá a partir de fevereiro do próximo ano, o parlamentar dará continuidade às ações iniciadas durante a sua gestão à frente da presidência da Casa de Leis, tendo como foco principal a manutenção do equilíbrio financeiro.
Antes do início da votação, da qual participaram os 24 deputados estaduais, Maluf utilizou a tribuna para agradecer aos colegas de Parlamento e a todos os servidores da Assembleia Legistativa, além da imprensa local. Em seguida, apresentou um balanço dos trabalhos realizados durante a sua gestão como presidente do Legislativo Estadual.
“A atual Mesa Diretora, que tenho a honra de presidir, assumiu os trabalhos há quase dois anos num momento de muita turbulência e estabeleceu um verdadeiro divisor de águas no Parlamento estadual. Em fevereiro do próximo ano, nós vamos entregar à nova Mesa uma Assembleia mais enxuta, com dinheiro em caixa, sem dívidas, com a imagem e credibilidade recuperadas, e tenho certeza que estas conquistas serão mantidas e ampliadas”, declarou Maluf.
A modernização da estrutura organizacional e administrativa, o aprimoramento dos processos de gestão e da atividade parlamentar, a redução de gastos e a ampliação dos mecanismos de transparência foram algumas das realizações destacadas pelo deputado.
A adoção de um sistema eficiente de gestão e a renegociação de contratos possibilitaram a economia de mais de R$ 100 milhões. Deste total, R$ 20 milhões foram devolvidos ao Executivo para aquisição de ambulâncias, que serão distribuídas aos 141 municípios mato-grossenses.
“Cortamos a própria carne, com redução drástica nos gastos com gráficas, combustíveis, energia elétrica e telefonia”, relatou Maluf.
Com recursos em caixa, a atual Mesa Diretora também efetuou o pagamento integral da Revisão Geral Anual (RGA) aos servidores efetivos, concedeu auxílio-alimentação a todos os servidores do Legislativo e assegurou o pagamento em dia da folha, mesmo diante do atraso nos repasses do duodécimo pelo Executivo.
Interlocução – Maluf ressaltou a mediação promovida pelos deputados junto ao Fórum Sindical e ao governo para o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) dos servidores do Executivo. Os diálogos resultaram na aprovação do projeto de lei que estabelece o pagamento de 7,36% da RGA aos servidores.
Modernização – A Procuradoria-Geral da Casa de Leis passou por uma ampla reestruturação, visando garantir segurança jurídica e a credibilidade dos processos legislativos. Também foi implantado o Sistema de Protocolo Eletrônico (SGI), gerando um controle sistematizado do fluxo de processos e documentos por setor.
Nomeação de concursados – Além dos aprovados imediatos, dezenas de aprovados no cadastro de reserva do concurso público realizado em 2013 foram convocados e nomeados, em muitos casos avançando até mesmo para além do cadastro de reservas. Mais de 240 servidores efetivos tomaram posse e estão em pleno exercício na Assembleia Legislativa.
Aproximação com a sociedade – A ampliação e o fortalecimento dos mecanismos de transparência e comunicação promoveram uma maior aproximação do Legislativo com a sociedade.
Somente no primeiro semestre de 2016, a Assembleia Legislativa realizou mais de 30 audiências públicas em municípios do interior, com o objetivo de ouvir a população sobre os mais diversos assuntos.