30 C
Rondonópolis
domingo, novembro 24, 2024

Inovar, Inovar, Inovar

É comum associarmos a palavra INOVAÇÃO a algum desenvolvimento tecnológico. Entidades do governo que oferecem apoio financeiro (como FINEP, FAPESP) e fundos de investimentos privados tendem a privilegiar empresas de tecnologia ou com grande viés de inovação tecnológica. Faz sentido.
Porém, nem todo mundo ou todo tipo de negócio tem vocação para Professor Pardal. E vou além: a maioria nem tem dinheiro para investir na chamada Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) para inovar. Por que inovar tecnologicamente custa!

Você não precisa ser assim para inovar!

Será que existe espaço para inovar se o seu negócio é um pequeno comércio, que já conta com todos os apetrechos tecnológicos possíveis para um negócio deste porte (p.ex.: máquina de cartão de crédito)? Difícil, né?
Mas vamos pensar “fora da caixa”: existe muito espaço para inovar em outros campos, que não essencialmente o tecnológico! Vamos a alguns exemplos:
• Inovação comercial: a sua empresa pode atacar outros nichos de clientes; pode aumentar a gama de produtos e serviços; pode alterar a precificação destes, etc. E comércio eletrônico, seria possível? Pois já existe (há tempos) a terceirização deste serviço.
• Inovação gerencial: a sua empresa pode inovar e melhorar a administração do negócio, a partir da adoção de ferramentas des controle (a partir de sistemas de faturamento, controle de estoque, gestão de caixa/financeiro, etc.) – e há quem forneça tudo quase pronto, pagando-se pelo uso mensal (como um aluguel). O mesmo se aplica no campo dos recursos humanos: desenvolver um programa de treinamento, um plano de carreira, mudar/melhorar um benefício, etc., podem ser tremendas inovações.
• Inovação na comunicação: você tem um site legal, informativo, que seduza clientes e futuros clientes a comprarem de você? É fundamental. Está cheio de empreendedor cuja assinatura eletrônica não consta um domínio (exemplo: cincoestrelas@ig.com.br). Será que não há espaço para a criação de um folheto ou coisa parecida?
Inovar é fazer algo diferente, melhor, que aumente a produtividade, que o diferencie da concorrência. As iniciativas simples que eu sugiro acima, no mundo empreendedor, são tremendamente inovadoras. A imensa, massiva maioria das empresas brasileiras (com destaque para as pequenas) são muito pouco organizadas. Seja organizado e já estará inovando de montão! Acreditem…e pratiquem.
Note que este post não tem (nem poderia ter) a pretensão de esgotar todas as possiblidades de inovação fora do campo estritamente tecnológico. Seja curioso, olhe bem à sua volta e você encontrará um mundo de oportunidades para melhorar o seu negócio – e isto é inovação.

Fonte:
colunistas.ig.com.br/blogdoseunegocio

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO