Entre os dias 16 e 24 de fevereiro ocorrerão as inscrições para as vagas nas universidades brasileiras via o Sistema de Seleção Unificada (SISU), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Saber esse prazo é algo muito importante, mas o que mais os estudantes precisam saber? Esse texto é direcionado para aqueles estudantes considerados como de baixa renda, ou seja, aquela pessoa que se dedica ao estudo, se esforça, mas que a família não tem condição de ajudar a cursar uma universidade. E agora o que fazer? Pois leia com atenção!
Embora as universidades sejam públicas, se manter em uma capital ou uma grande cidade muitas vezes demanda uma quantidade de dinheiro que muitas famílias não possuem. Porém, o que muitos estudantes não sabem, é que as universidades em geral possuem políticas específicas que visam auxiliar os estudantes de baixa renda.
A existência de restaurantes universitários, de casas de estudantes, de programas de auxílio moradia, de auxílio permanência, auxílio alimentação entre outros, ajudam estudantes que não possuem condições financeiras, a conseguirem cursar um curso superior. Porém a quantidade de vagas em cada uma destas políticas em cada universidade varia, ou seja, as vezes alguma outra instituição mais distante possui uma estrutura melhor de suporte que a universidade que está no seu estado.