EDITORIAL

O coração de Rondonópolis

Um dos desafios do próximo prefeito de Rondonópolis é estudar alternativas para revitalizar a região central da cidade. Todos nós sabemos que a atual gestão tem se preocupado com o centro, mas é preciso tornar a região mais atrativa para os comerciantes investirem e para os consumidores fazerem suas compras.


O primeiro ponto que deve ser estudado é o estacionamento rotativo e um modelo diferente do atual, que, com certeza, não atendeu à demanda esperada devido a uma série de fatores. A atual gestão não fez essa mudança devido a fatores legais, principalmente no que tange ao contrato com a prestadora de serviço, que está sendo questionado, inclusive no âmbito administrativo. Outro problema é a segurança. É preciso buscar mecanismos para garantir para quem circula na área central uma verdadeira sensação de estar seguro. Talvez seja necessário buscar, em parceria com o governo do Estado, a construção de bases da Polícia Militar nas principais praças da cidade.


Será preciso tomar atitudes em relação à região do ginásio Marechal Rondon, onde há uma área de prostituição e consumo de drogas, semelhante à Cracolândia em São Paulo. Percebe-se que, por um lado, o prefeito Zé Carlos do Pátio (PSB) deu o chamado pontapé inicial para a esperada mudança no centro. Um exemplo foi o trabalho de recapeamento do asfalto da área central. A recuperação do asfalto mostra a preocupação com a região da cidade. Outro exemplo foi a reforma da Praça dos Carreiros, que antes de passar por esse processo era um espaço abandonado e sujo. Essa reforma deu uma nova dinâmica e um novo visual para a praça, tornando o local mais agradável e aconchegante para a população. Nesta mesma linha, fica a Praça Brasil, a mais importante e tradicional da cidade, que foi revitalizada.


Também, a construção de um moderno terminal rodoviário com todo o conforto necessário para o usuário é outro exemplo. No entanto, o grande desafio, como já dissemos, é tornar o centro mais agradável para quem vende e, principalmente, para quem compra.
As propostas são inúmeras, indo desde a criação de ruas gourmet com bares, restaurantes e lanchonetes funcionando 24 horas até a criação do tão falado calçadão. As duas propostas não são simples de serem colocadas em prática; será preciso muito estudo, pesquisa e, logicamente, investimentos. Será necessário ver como é o funcionamento em outras cidades, estudar o que deu certo ou errado e pegar exemplos que realmente trouxeram resultados positivos para a cidade e, principalmente, para o comércio. O que não pode é abandonar o nosso centro; o local é ainda o coração de Rondonópolis.

Fonte: Da Redação

Artigos relacionados

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria sua opinião, por favor, comentex