Mais 36 pacientes serão encaminhados para cirurgias oftalmológicas

Mais 36 pacientes serão encaminhados na madrugada de segunda-feira (25), ao Instituto Lions da Visão, em Cuiabá, para se submeterem a cirurgias de Catarata. Reunião orientativa neste sentido, foi realizada na tarde dessa sexta-feira no Ceadas pela Secretária Municipal de Saúde, Marildes Ferreira, para repasse de informações sobre os encaminhamentos e as cirurgias. Chegando ao Instituto Lions da Visão, os pacientes farão aferição de pressão arterial e exame de índice glicêmico (para os diabéticos) e depois serão encaminhados para as cirurgias.

Satisfeita com a cirurgia que irá lhe devolver a 100% da visão do olho direito, a senhora Rosalina Pimenta Pinheiro, de 74 anos (residente no bairro Serra Dourada), disse que a cirurgia é um grande benefício para a população, “principalmente para os mais carentes”. Já o senhor Salustriano Pequeno de Lira (78 anos), morador do bairro Tancredo Neves, afirmou que a cirurgia é um presente de Natal, já que espera há muito tempo para realizá-la. Cada cirurgia de Catarata na rede particular de Saúde chega a custar até R$ 6 mil cada olho.

Na primeira etapa, realizada no dia 08 deste mês, 35 pacientes passaram por cirurgia de Pterígio e na segunda, realizada no dia último dia 21, mais 15 pacientes fizeram cirurgia de Catarata e 20 de Pterígio. Somando-se às de segunda-feira próxima, um total de 106 pacientes foram beneficiados pelo programa de cirurgias oftalmológicas, realizadas em parceria entre a SMS, Lions Clube Rondonópolis e o Instituto Lions da Visão e custeadas pelo Ministério da Saúde. Os pacientes seguem critério de urgência, detectado pelos oftalmologistas do mutirão realizado nos dias 26 e 27 de outubro, no Ceadas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo