33.7 C
Rondonópolis
domingo, novembro 24, 2024

Índios Bororos iniciam tratamento antitabagismo oferecido pelo Caps- AD

Cerca de 17 índios da etnia Bororo iniciaram na manhã de quinta-feira (18) o tratamento contra tabagismo, oferecido pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps-AD).

Durante parte da manhã a equipe do Caps realizou o cadastro da documentação dos atendidos. Na sequência o grupo foi encaminhado para anamnésia, uma entrevista realizada por um profissional de saúde, com a intenção diagnosticar e traçar os caminhos mais viáveis para o tratamento. “O paciente é submetido a várias perguntas, que levantam todo o histórico de vida”, explica Joel Moura de Souza, coordenador do Caps – AD.

Depois da anamnésia os índios são encaminhados para consulta médica e, com o relatório pronto, os pacientes passam a seguir um cronograma para o tratamento antitabagismo, que dura seis meses e será totalmente realizado na aldeia. “Durante um mês os profissionais do Caps visitarão uma vez por semana a aldeia. Neste período ocorre a distribuição e a forma correta para se administrar a medicação prescrita, além de palestras recreativas. Passado esse tempo, os pacientes serão acompanhados pelos profissionais da saúde indígena”, completa o Joel.

O tratamento direcionado para comunidades indígenas é o primeiro ocorrido no Caps – AD. O local foi acionado depois que levantamentos comprovaram que o tabagismo tomou conta de várias aldeias. “Foi oferecido o tratamento para todos, 17 já decidiram cortar o vício. A intenção é acolher e incentivar os outros com vontade largar o cigarro”, finaliza.

O Caps – AD atende pessoas com problemas de tabagismo, álcool e outras drogas. O Centro fica na Rua Augusto de Moraes, nº 470, esquina com a Praça da Saudade. O telefone é o 3411 5013.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO