GERAL

Marcha para Jesus reúne milhares com trios elétricos e shows

A 27ª edição da Marcha para Jesus, evento gospel liderado pela Igreja Renascer em Cristo, reúne milhares de pessoas nesta quinta-feira (20) em São Paulo. O evento combina caminhada, shows e apresentações de pastores evangélicos. Os organizadores esperam 2 milhões de pessoas.

De acordo com os organizadores, a marcha também conta com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PSL), que chegou ao local por volta de 14h50. O governador João Doria (PSDB) subiu ao palco de um dos trios elétricos ao lado da mulher, Bia Doria, por volta de 12h. O prefeito Bruno Covas (PSDB) também participa do evento.

Ao lado do pastor Estevam Hernandes e Sônia Hernandes, da Igreja Renascer, uma das organizadoras da Marcha, Doria discursou para milhares de fiéis que participam do evento religioso.

"Este é o caminho da paz, essa é a marcha da paz, da harmonia, daqueles que amam São Paulo, o Brasil, amam sua família", disse Doria.

A caminhada começou primeiro com as crianças, a Marcha Kids, às 9h30. Às 10h, os fiéis iniciaram a Marcha saindo da região da Luz, no Centro, com destino à Praça Heróis da Força Expedicionária Brasileira (FEB), perto do Campo de Marte, na Zona Norte.

Durante a longa caminhada os fiéis acompanham trios elétricos com pastores e bandas gospel. Ao longo percurso não faltam vendedores ambulantes: um dos itens mais populares era a bandeira de Israel, usada por alguns fiéis como manto.

Estavam previstos shows de mais de 28 artistas, entre pastores evangélicos e cantores gospel. As apresentações acontecerão em um palco montado no final do percurso. A presença do presidente Jair Bolsonaro está prevista para às 15h. Será a primeira vez que um presidente da República participa da marcha.

A Marcha Para Jesus é um evento liderado pela Igreja Renascer em Cristo, presidida pelo apóstolo Estevam Hernandes. Além da Renascer, participam pastores e fiéis de outras igrejas populares, como a Assembleia de Deus e a Universal do Reino de Deus.

Religião x política
Moradora do Mandaqui, na Zona Norte da capital, Sheila de Andrade, 55 anos, frequenta a Marcha Para Jesus há cinco anos. Dessa vez, ela veio com sua filha Agnes Camilo, 25 anos, e os netos Henrique, de 7, e Ariela, de 5 anos de idade. "Nós estamos aqui porque a marcha representa tudo que a gente precisa nesse momento: de paz, amor, família, um país melhor e mais justo", diz.

Apesar da multidão, Agnes diz não ter medo de trazer os filhos pequenos. "É muito seguro, eles se divertem", conta. "São eles que sempre pedem para vir."

Religião x política

Moradora do Mandaqui, na Zona Norte da capital, Sheila de Andrade, 55 anos, frequenta a Marcha Para Jesus há cinco anos. Dessa vez, ela veio com sua filha Agnes Camilo, 25 anos, e os netos Henrique, de 7, e Ariela, de 5 anos de idade. "Nós estamos aqui porque a marcha representa tudo que a gente precisa nesse momento: de paz, amor, família, um país melhor e mais justo", diz.

Apesar da multidão, Agnes diz não ter medo de trazer os filhos pequenos. "É muito seguro, eles se divertem", conta. "São eles que sempre pedem para vir."

Sheila (de verde) com a filha Agnes e os netos na Marcha Para Jesus — Foto: Patricia Figueiredo/G1 Sheila (de verde) com a filha Agnes e os netos na Marcha Para Jesus — Foto: Patricia Figueiredo/G1
Sheila (de verde) com a filha Agnes e os netos na Marcha Para Jesus — Foto: Patricia Figueiredo/G1

Sheila acompanhou os trios elétricos na caminhada, inclusive aquele onde o governador João Doria estava presente, mas foi embora do evento antes do pronunciamento de Jair Bolsonaro, marcado para as 15h. Para ela, a presença de políticos na caminhada é bem-vinda, mas a marcha não deve virar palanque político.

"Eu acho que todos são seres humanos, independente do seu cargo, e como Jesus é para todos nós não podemos julgar [os políticos que vieram]. Mas eu particularmente acho que tinha que ser mais separada a política da religião", diz. "A influência religiosa na política, ao meu ver, não é positiva. Ainda mais nesse momento de conjuntura política que a gente vive porque as pessoas acabam se influenciando."

Com os filhos
Rita de Cássia, de 52 anos, frequenta a Marcha Para Jesus há 22 anos, desde quando se converteu à religião evangélica. Ela veio à caminhada de trem desde o Grajaú com seus dois filhos e colegas da igreja que frequenta.

“Na Marcha vem um monte de gente, mas todo mundo de bem. Quando vem alguém que não tá no mesmo ritmo, ela logo se contagia também”, diz.

Rita de Cassia, de 52 anos, com sua amiga Celina na Marcha Para Jesus — Foto: Patricia Figueiredo/G1 Rita de Cassia, de 52 anos, com sua amiga Celina na Marcha Para Jesus — Foto: Patricia Figueiredo/G1
Rita de Cassia, de 52 anos, com sua amiga Celina na Marcha Para Jesus — Foto: Patricia Figueiredo/G1

A música é um dos principais atrativos para Sidney Batista, 24 anos, que veio à marcha pela primeira vez neste ano, acompanhado de amigos. Para ele, o show mais aguardado é o da cantora sertaneja Isadora Pompeo, que se apresenta às 14h40. Natural do Jardim Itapema, na Zona Leste de São Paulo, Batista promete repetir a programação ano que vem.

Também da Zona Leste da capital, Geisa Moraes, 32, veio pela primeira vez este ano e se surpreendeu com a união entre diferentes igrejas proposta pelo evento. “Não tem bandeira de igreja, não tem placa, são todos os irmãos unidos em nome de Jesus”, diz. “É maravilhoso, não tem como explicar essa emoção. Devia ter vindo antes.”

As interdições nas vias por onde a marcha passará começaram às 23h desta quarta-feira (19) e vão até à 1h de sexta-feira (21). As avenidas Tiradentes e Santos Dumont têm interdições e desvios. A CET desenvolveu alternativas para os trechos bloqueados.

A SPTrans tem uma linha especial para os locais do evento, a linha Portuguesa Tietê – Praça Campo de Bagatelle, com 16 vans do “Atende mais”, das 8h30 às 23h, e cerca de 16 linhas de ônibus tiveram itinerários alterados.

A ciclofaixa de lazer da Zona Norte não foi ativada nesta quinta entre as avenidas Santos Dumont, General Pedro Leon Schneider e parte da avenida General Ataliba Leonel entre a Doutor Zuquim e a Voluntários da Pátria.

Movimentação de fiéis durante 27ª Marcha para Jesus na Zona Norte de São Paulo nesta quinta-feira — Foto: Jales Valquer/Framephoto/Estadão Conteúdo Movimentação de fiéis durante 27ª Marcha para Jesus na Zona Norte de São Paulo nesta quinta-feira — Foto: Jales Valquer/Framephoto/Estadão Conteúdo
Movimentação de fiéis durante 27ª Marcha para Jesus na Zona Norte de São Paulo nesta quinta-feira — Foto: Jales Valquer/Framephoto/Estadão Conteúdo

Fieis caminham na Marcha para Jesus 2019 em São Paulo — Foto: Patricia Figueiredo/G1 Fieis caminham na Marcha para Jesus 2019 em São Paulo — Foto: Patricia Figueiredo/G1
Fieis caminham na Marcha para Jesus 2019 em São Paulo — Foto: Patricia Figueiredo/G1

Atrações confirmadas
Até a publicação desta reportagem, a organização do evento não havia confirmado o horário que cada atração subirá ao palco.

Estão confirmados shows de:

Aline Barros
André & Felipe
Ao Cubo
Bruna Karla
Cassiane
Damares
Daniela Araújo
Davi Sacer
Fernandinho
Gabriela Gomes
Gabriela Rocha
Isadora Pompeo
Jonas Villar
Kemuel
Leandro Borges
Leonardo Gonçalves
Magno Malta
Marcelo Aguiar
Pastor Deive Leonardo
Pedras Vivas
Priscilla Alcantara
Raquel Santiago
Raul Gil
Renascer Praise
Som e Louvor
Station Praise
Ton Carfi
Wesley Ross

Fonte: G1

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo