Prefeitura mobiliza equipes de sete Pastas para fazer cerca de 17 mil atendimentos

Equipes das Secretarias de Saúde, Esporte e Lazer, Promoção e Assistência Social, Transporte e Trânsito – Setrat, além da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis – Coder, do Serviço de Saneamento Ambiental – Sanear e do Conselho de Defesa do Consumidor – Procon trabalharam em ritmo acelerado no sábado (26) para oferecer cerca de 17 mil atendimentos à população, durante a Ação Global que aconteceu no espaço do antigo aeroporto. As famílias contaram com serviços essenciais e entretenimento e lazer.
Os profissionais da Secretaria de Saúde ofereceram consultas médicas, orientações, oficinas sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST/Aids, planejamento familiar e sexo seguro, além de distribuição de material educativo e preservativo e exames para diagnóstico de hanseníase e de tuberculose, emissão do Cartão SUS, acompanhamento da Bolsa Família e a vacinação contra gripe.
Na área de Promoção e Assistência Social, a equipe trabalhou para oferecer a inscrição no Cadastro Único – CadÚnico, segunda via da carteira de identidade e da certidão de nascimento, emissão da carteira de trabalho, vagas de emprego, informações sobre a Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada – BPC e as atividades do Centro de Referência de Assistência Social – Cras.
Técnicos da Secretaria de Transporte e Trânsito do Município – Setrat levaram atividades educativas para a Ação Global. Os servidores fizeram a distribuição de panfletos e deram orientações aos participantes sobre regras de trânsito e a forma para recorrer de multas. A equipe da Setrat levou também jogos educativos para entretenimento das crianças.
Profissionais de Educação Física e responsáveis pelo Programa Segundo Tempo trabalharam para promover entretenimento e lazer ao público infantil que participou da Ação Global. Dentre as atividades foram realizadas gincanas, jogos de futebol, circuito recreativo e brincadeira de pula-pula. A proposta do secretário de Esportes e Lazer, Sidnei Fernandes era oferecer entretenimento para as crianças e, com isso, deixar os pais livres para acessar os demais serviços oferecidos pela Administração Municipal.
Os trabalhadores do Sanear escalados para atuar na Ação Global ofereceram atendimento ao público participante, como emissão da segunda via da fatura, alteração de cadastro e solicitações de reparos nas redes de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
A equipe da Coder montou um posto de atendimento junto à Ação Global para oferecer orientações e divulgar o 0800.646.3444 da Companhia, além de se responsabilizar pela manutenção das vias de acesso ao evento. Os fiscais do Procon levaram orientações aos participantes da Ação Global junto com informações sobre o Código de Defesa do Consumidor.