A inclusão na educação nas escolas é fundamental, pois, todos os desafios que a criança apresentará ao começar a socialização, são necessários levar em conta que esse é algum dos primeiros momentos em que o estudante estará longe dos olhares de sua família. Então, trabalhar a inclusão na educação é muito respeitável para que a criança se adapte ao espaço escolar e possa dar continuação aos seus estudos no ensino fundamental sem maiores dificuldades. Sendo assim, gestores, educadores e toda a equipe pedagógica precisam estar engajados e preparados para oferecer todo o suporte e atenção que as crianças precisam.
Podemos assegurar que a inclusão implica uma nova escola para um novo tempo, uma escola que envolva a precisão de se transformar para extinguir os distintos obstáculos que impedem o acesso daqueles que anteriormente, continuavam ausentes ao sistema educacional, obstáculos esses que podem ser físicas, pedagógicas ou atitudinais, entre outras.
A educação escolar é um direito de todas as pessoas e dever do Estado, assegurado que traz como um dos seus princípios fundamentais promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. Portanto, os profissionais da educação especial, auxiliar os trabalhos sugestivos á inclusão dos estudantes com deficiências, transtornos do espectro autista e altas habilidades/superdotação, nas escolas, há uma equipe especializada para seguir e nortear os trabalhos tanto dos profissionais como nas salas de ensino regular.
Deste modo o professor precisa ser preferencialmente pedagogo, pois, atuação desde profissional, nas escolas acontece por meio da intervenção no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes por meio de orientações aos professores regentes do ensino comum e do Atendimento Educacional Especializado que atendem as pessoas com deficiência, ajudando-os em aprendizado pedagógico por meio de algumas ações, ou seja, Auxiliar nos estudos de caso, refletindo sobre o estudante e considerando suas especificidades, de modo a compreendê-lo numa perspectiva contextualizada, para verificar possíveis encaminhamentos, também auxiliar na elaboração do Projeto Politico Pedagógico, para que este contemple a escola na perspectiva da Educação Inclusiva, orientar os familiares dos alunos, entre eles aqueles com deficiência, no tocante aos processos de ensino-aprendizagem, bem como fomentar a participação da família na vida escolar do estudante, de modo a potencializar o seu desenvolvimento, interagir com o estudante, procurando uma escuta reflexiva, para compreender os fatores envolvidos no seu comportamento, apresentando no contexto escolar no qual está inserido, entre outros.
Penso que o instrutor de LIBRAS, também é uns dos profissionais que domina com fluência esta língua, desenvolvendo aulas de LIBRAS nas escolas municipais e estaduais. Esses profissionais de LIBRAS realiza levantamento dos alunos com surdez matriculados nas escolas municipais e estaduais com planejamento curricular em LIBRAS apropriado ás necessidades dos alunos com surdez, acompanhamento e avaliação das aprendizagens dos alunos com surdez em LIBRAS, orientação e acompanhamento dos docentes do Atendimento Educacional Especializado, no que dizer respeito ao trabalho com alunos que apresentam surdez, preparação dos relatórios referentes ao trabalho desenvolvido e aos resultados alcançados.