Rondonópolis inaugura a primeira escola Municipal de música do Estado: um marco entre as cinco primeiras do Brasil

Em um dia histórico para a educação em Mato Grosso, a cidade de Rondonópolis celebrou, nesta quinta-feira (25/04), a inauguração da primeira Escola Municipal de Música, tornando-se a pioneira no estado e a quinta em todo o país a oferecer tal instituição dedicada ao ensino musical no âmbito municipal.


O projeto, que teve início em 2017 sob a gestão da então secretária de educação Mara Gleibe, atual pré-candidata a vereadora, alcança hoje um significativo marco. “Hoje aqui é a concretização de um sonho, a inauguração do departamento de música e da escola de música municipal de Rondonópolis”, afirmou o maestro Vagner Linhares durante a cerimônia. “Este é um grande passo nos nossos 70 anos de ensino público, um universo musical que trabalha com todas as modalidades, desde fanfarra até aulas de violão.”
A escola, situada em um prédio recentemente renovado, promete ser um centro de excelência e diversidade musical, oferecendo aos estudantes acesso a uma ampla gama de estilos e instrumentos. O prefeito José Carlos do Pátio, que apoiou o projeto desde seu início, destacou o impacto potencial da escola. “É uma visão de crescimento e empoderamento através da música, proporcionando não só educação, mas também inclusão social.”


Um dos destaques da inauguração foi a emocionante performance do hino nacional por Heitor Luiz, um jovem prodígio de seis anos e membro da banda municipal. Heitor, que já está no segundo ano do ensino fundamental e é considerado superdotado, simboliza a esperança e o futuro brilhante que a nova escola visa cultivar. “Heitor é uma inspiração para todos nós, demonstrando as possibilidades que a educação musical pode abrir para nossas crianças”.
A cerimônia contou com a presença de numerosos moradores locais, autoridades, e performances impactantes da banda municipal, além das fanfarras das Escolas Municipais Edivaldo Zuliani Belo e Firmício Alves Barreto, que encantaram o público com suas apresentações. Esses momentos musicais não apenas divertiram, mas também reforçaram o papel da música como uma força unificadora e enriquecedora na comunidade. Com isso, a Escola Municipal de Música de Rondonópolis se estabelece como um farol de progresso educacional e cultural, prometendo inspirar e formar as próximas gerações de músicos e amantes da música em Mato Grosso e além.

Fonte: Da Redação
Leia Também:
- Bombeiros localizam corpo de piloto após queda de aeronave em zona rural em Rondonópolis
- ALMT discute plano de recomposição salarial dos servidores de MT com representantes do comércio
- Evento destaca a importância da qualidade das sementes para a recuperação de pastagens degradadas
- Pix parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central
- Pé-de-Meia: nascidos em setembro e outubro recebem hoje incentivo