Nova Mesa Diretora defende harmonia entre poderes

A recém-empossada Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para o biênio 2013/2015 tomou posse nesta sexta-feira (01), no Plenário das Deliberações Renê Barbour. A nova composição foi eleita em setembro de 2012. Já na próxima semana é dado início às sessões ordinárias da 3ª sessão Legislativa da 17ª Legislatura.
Os deputados José Riva (PSD) e Mauro Savi (PR) integram a Mesa com as funções de presidente e 1º secretário, respectivamente. Os demais cargos ficam assim definidos: Romoaldo Júnior (PMDB) – 1ª vice-presidente; Antônio Azambuja (PP) – 2º vice-presidente; Dilmar Dal Bosco (DEM) – 2º secretário; Luiz Marinho (PTB) – 3º secretário; e Airton Português (PSD), 4º secretário.
Na avaliação de Airton Português, a nova Mesa Diretora tem a missão de continuar o trabalho de parceria entre o Legislativo e os demais poderes para garantia de gestão do Estado. “Esse propósito precisa se fortalecer para o desenvolvimento de Mato Grosso, apoiando os projetos que beneficiem e desenvolvam a administração pública”, destacou o deputado.
O financiamento para as obras da Copa do Mundo FIFA 2014 é um dos pontos que preocupam o primeiro-secretário Mauro Savi, segundo seu procunciamento. O deputado lembrou que a Assembleia vai acompanhar os recursos destinados aos trabalhos que, segundo Savi, proporcionarão grandes avanços no desenvolvimento de Mato Grosso.
“As obras de recuperação serão fundamentais para o crescimento de Cuiabá e do Estado. A Assembleia tem essa responsabilidade de trabalhar em harmonia com os outros poderes”, explicou o deputado.
O papel de oposição ao Governo do Estado foi descartado pelos parlamentares, mas Dilmar Dal Bosco revelou que o Executivo precisa dar sequência aos projetos de infraestrutura de recuperação das estradas e viabilizar mais recursos para a saúde pública.
“São poderes distintos, mas vamos fazer o nosso trabalho de parceria com cobrança, principalmente na área de saúde, que para mim, está um caos e falta muita coisa”, afirmou Dal Bosco.
O papel de independência nos trabalhos legislativos foi citado pelo segundo vice-presidente Antonio Azambuja. Para ele a postura de parceria entre os dois Poderes vai continuar entre a Mesa Diretora o Governo.
“Entendo que essa é a melhor fórmula de trabalhar, não só com o Governo, mas também com o Judiciário e demais órgãos do Estado”, disse ele.
Segundo Romoaldo Júnior, a ano de 2013 será de retorno dos investimentos aplicados pelo Governo. “Com o aceleramento das obras da Copa do Mundo, o Estado vai ganhar em todos os sentidos, principalmente, em infraestrutura. Para mim a parceria da Assembleia é importante para a revitalização de vários setores como, a habitação, recuperação de pontes e asfalto”, apontou ele.
Fomyr:portal Ass.Legislativa