Em 15 dias de vacinação antirrábica na zona rural foram imunizados quase mil animais

O Centro de Controle de Zoonoses – CCZ do Município fez o primeiro balanço da campanha de vacinação antirrábica em Rondonópolis. As equipes do CCZ iniciaram o trabalho de vacinação pela zona rural da cidade no dia 14 de julho e até o final do mês já haviam vacinado 784 cães e 156 gatos nas áreas percorridas. A meta desta campanha, que ainda deve chegar até a região urbana, é vacinar 21.612 cães e 4.322 gatos.
Segundo o responsável técnico pela Veterinária do CCZ – médico veterinário – Marcos Oliveira, a vacinação antirrábica prossegue na zona rural até o próximo dia 29 e o Dia D da vacinação na zona urbana está marcado para ocorrer no dia 23, das 8h às 17h, em 54 pontos de vacinação espalhados estrategicamente pela cidade, como escolas e Postos de Saúde da Família – PSFs.
Oliveira destaca que a campanha de vacinação antirrábica deste ano está ocorrendo dentro do esperado, porém a vacinação na zona rural poderá ser estendida para que todos os locais sejam percorridos. “A zona rural de Rondonópolis é bastante extensa, por isso, para cobri-la poderá ser necessário que se prorrogue o prazo”, complementa o veterinário.
De acordo com o veterinário do CCZ, Rondonópolis saiu na frente de grandes cidades como Cuiabá e Várzea Grande, que ainda não iniciaram a campanha antirrábica na zona rural. A informação foi repassada durante reunião da Comissão de Saúde Pública do Conselho Regional de Medicina Veterinária.
A vacinação dos animais domésticos durante a campanha antirrábica é fundamental, pois o vírus da raiva ainda circula na cidade. Mesmo que há anos não seja detectado nenhum caso em cães e gatos, um caso de raiva foi confirmado em 2013 em um bovino em Rondonópolis, o que comprova que o vírus é circulante na cidade.