O deputado Estadual, José Carlos do Pátio (SD), afirmou que a implantação do Grupo Armado de Resposta Rápida (GARRA) da Polícia Civil, em Rondonópolis, estará na pauta dos temas que serão discutidos na Audiência Pública da segurança, nesta segunda-feira (23). O evento acontece às 19h, na UNISAL, na Rua Juriti, do bairro Parque Universitário.
De acordo com Zé do Pátio, a estrutura precária do Instituto Médico Legal (IML) e o baixo efetivo de médicos legistas e peritos criminais, também serão discutidos. Sobre isso, o deputado lembrou que a falta de investimento no órgão está acarretando em sérios problemas a população da cidade.
Como exemplo, o parlamentar lembrou o caso de uma mãe que perdeu o filho em um acidente de trânsito e, por falta de perito criminal foi obrigada a ficar vendo o cadáver no asfalto por cerca de 10 horas. “Imagina o sofrimento dessa mãe que teve que ficar vendo o corpo do filho, no local da tragédia por várias horas”, falou.
Por conta disso, o deputado afirmou que pode estar havendo um descaso da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) com Rondonópolis. Sendo que, como membro da comissão de segurança da AL – MT conseguiu que o orçamento da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESP) aumentasse de R$ 1,3 bilhões, em 2015, para R$ 2,4 bilhões.
“A pasta nunca teve um orçamento tão alto como está tendo em 2016. Rondonópolis merece um melhor tratamento, já que é a terceira cidade mais populosa de Mato Grosso, porém ainda conta com um IML que foi construído em 2000, quando o município ainda tinha 150 mil habitantes”, cobrou.
Além do deputado Zé do Pátio, também devem participar da audiência o secretário Estadual de Segurança Pública (SESP), Rogers Jarbas, o delegado Regional da Polícia Civil de Rondonópolis, Claudinei Souza, além dos comandantes do município da PM e do Corpo de Bombeiros.