24 C
Rondonópolis
quinta-feira, novembro 28, 2024

Idosos entendem como uma alimentação equilibrada pode ajudar na melhor idade

O grupo de idosos de 48 bairros que se reúnem semanalmente para atividades lúdicas e esportivas no Centro de Referência a Assistência Social – Cras do Jardim Iguaçu, participaram, na manhã desta terça-feira (31), uma palestra técnica para saber como podem se adequar a uma nova realidade de vida e de funcionamento do organismo, usando os potenciais nutritivos de cada alimento como aliado.

A técnica de enfermagem da unidade de Estratégia de Saúde da Família – ESF, Fabiana Fialho, ministrou as informações ao grupo e explicou que o fundamental que todos os seres humanos têm de saber é que a mudança de comportamento do corpo é natural. “Muitas vezes o idoso começa a ter falta de apetite, um período menor de sono ou mesmo uma digestão mais demorada e acha que está doente, mas isto, na maioria das vezes, é um ciclo normal do organismo”, explica.

Fabiana elogiou a disposição do grupo em participar de atividades físicas na unidade semanalmente e orientou que eles tenham o mesmo empenho em cuidar da alimentação. “Há, especialmente na terceira idade, a necessidade da reeducação alimentar. Este novo momento do nosso corpo tem de ser encarado de maneira simples, mas que envolve hábitos diferenciados. O fracionamento da alimentação, ou seja, comer de três em três horas é fundamental para o metabolismo trabalhar bem, assim como aumentar a ingestão de cereais”, pontua.

A coordenadora do Cras Iguaçu, Marta Mazette, contou que agenda técnica com os idosos desta terça foi alusiva ao Dia Mundial da Saúde e Nutrição, 31 de março. “Além das várias atividades que os idosos fazem conosco eu acho muito importante o esclarecimento profissional sobre alguns assuntos. Às vezes uma dúvida esclarecida ou uma informação nova pode mudar a vida de uma pessoa, então nada melhor que abordar temas corriqueiros como a alimentação por meio de palestras”, analisou.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO