GERAL

Projeto de reinserção social da Prefeitura e Justiça recebe novos recuperandos

O projeto, Aproveitamento de Mão de Obra Extra Muro, desenvolvido pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, Prefeitura de Rondonópolis, Instituto Nova Chance e Comarca Judicial do nosso Município prossegue com bons resultados e aprovação social. Aos poucos e a cada semana uma nova leva de recuperandos é incorporada aos que já estão trabalhando em serviços vários por meio da Coder, Companhia de desenvolvimento de Rondonópolis.

Esta semana, mais vinte e cinco recuperandos foram selecionados para trabalharem na limpeza e conservação de vias públicas. Esses homens são presos da Mata grande e estão em regime semiaberto e em regime fechado. Têm bom comportamento e estão dispostos a seguir novos e promissores caminhos na vida social.

Em grupos monitorados por autoridades da SEJUD e com o uso de tornozeleiras, eles estão trabalhando o dia inteiro na região da Vila Operária, mas já limparam toda a avenida Bandeirantes: varreram, recolheram o lixo e fizeram a pintura do meio fio. Foram mais de cinco quilômetros de serviços prestados em vias públicas. E na próxima semana será a vez de as mulheres, também recuperandas, integrarem esse grupo de homens.

As recuperandas vão trabalhar prestando serviços de jardinagens e estarão subordinadas ao Departamento de Urbanismo da Coder, cujo diretor é o senhor Oderli Xaxim. Elas vão trabalhar no projeto de urbanização da cidade plantando mudas de árvores, flores, coqueiros, fazendo o gramado ao longo da avenida dos estudantes. Os grupos de homens farão os serviços que exigem mais forças e os, das mulheres farão o serviço de menor força física, porém importante e imprescindível para a cidade.

A cada dia trabalhado, reduz-se um dia da pena. E ainda, terão um salário mínimo que lhes será pago no final do mês. Esse dinheiro, segundo a Gildenir Lopes, Assessora da SEJUD, será dividido em três parcelas iguais: uma será entregue à família do recuperando, a outra parte ficará numa poupança, cujo valor será entregue a ele quando do final da pena e a terceira parte, ele receberá a cada trinta dias trabalhados.

Na Coder, todos os servidores estão otimistas com o fato de ofertarem oportunidades para que os recuperandos possam se reinserir na sociedade, conquistando valores como a responsabilidade, o respeito pelo alheio, uma vida digna, sobreviver com o próprio salário , ser útil à sociedade etc.

O projeto prevê a oferta de cem vagas, as quais vão sendo preenchidas gradativamente e tem a duração de um ano, podendo ser prorrogado por igual período e ou ser interrompido a qualquer momento, sem prejuízo para nenhuma das partes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo