Todos os gatos capturados no horto foram adotados por famílias de Rondonópolis

A iniciativa do secretário de Meio Ambiente de Rondonópolis, Lindomar Alves, de recolher os gatos abandonados no horto florestal em um abrigo provisório e encaminhá-los para doação obteve resultado 100% positivo em menos de dois meses. Os 40 gatos capturados foram adotados por pessoas da comunidade local. A expectativa do secretário agora é conseguir capturar outros cerca de 20 animais considerados extremamente ariscos que permanecem dentro da mata. Depois disso, ele deve baixar uma norma proibindo a população de deixar gatos no local.
Lindomar Alves conta que dois produtores rurais do município adotaram, cada um deles, dez gatos para criar nas fazendas. Os demais foram adotados por famílias da cidade. Dentre os 40 animais, 18 foram doados depois de castrados. Os outros deixaram de passar pelo procedimento cirúrgico por opção das pessoas interessadas em levá-los para casa. “Algumas pessoas preferiram adotar gatos com capacidade reprodutiva”, explica. O secretário firmou parceria com o Juizado Volante Ambiental – Juvam, Ministério Público – MP e uma clínica veterinária para realizar a castração dos animais.
Termo de Compromisso
Cada pessoa que adotou gatos capturados no horto assumiu o compromisso de cuidar bem do animal. Lindomar Alves elaborou um Termo de Compromisso de Adoção Animal que define como regras a obrigação de manter o gato em boas condições de abrigo e higiene, alimentação e saúde e proíbe deixar o bicho isolado, preso em corrente curta ou confinado em espaço pequeno, sem luz e aeração adequada, em exposição direta ao sol ou insalubre.
Com a assinatura do documento, as famílias adotivas se comprometeram também em levar o animal periodicamente ao médico veterinário, fazer as vacinas e combater a vermes, além de preservar a boa saúde. O termo sugere também a esterilização dos gatos para controle da população de animais domésticos.
Processo
O secretário que iniciou o processo de implantação do abrigo provisório de gatos no dia 20 de dezembro do ano passado avalia que conseguiu atingir o objetivo de retirar os animais do horto de uma forma digna e devolver o espaço verde para utilização do cidadão. Ele conta que teve o apoio de Maristela e Kelly Talbe que são dedicadas ao trabalho de proteção animal e ajudaram no processo de captura e encaminhamento para adoção. “Nossa metodologia consistia em capturar os animais, abrigá-los provisoriamente, castrá-los e encaminhá-los para adoção. Nós conseguimos 100% de sucesso”, avalia.
Lindomar vem estudando agora uma estratégia para fazer a captura dos animais ariscos que ainda permanecem na área de preservação. Ele trabalha também para coibir a prática de abandono de animais no local. O secretário afirma já ter feito denúncias à polícia neste sentido e diz contar com um apoio maior das instituições de segurança. Ele conta que o comando do 5º Batalhão da Polícia Militar e o Exército adotaram o horto como local de treinamento e a área passou a contar com um número maior de rondas policiais. Em sua opinião, essas ações vêm tornando a comunidade mais consciente. “Percebe-se que houve alguma melhora neste sentido. Temos um avanço e eu estou contente com isso”, comemora.
Aplausos
O resultado positivo do trabalho desenvolvido pelo secretário Lindomar Alves é elogiado pela presidente da Ong de Proteção Animal, Mirna de Castro Mendonça. Ela avalia que a iniciativa ‘está solucionando o problema de gatos abandonados naquele local de uma forma digna’. “O secretário fez a promessa de resolver esse problema no ano passado e cumpriu o compromisso. Todos nós da Ong estamos felizes com o resultado”, afirma.
A Ong que desenvolve o trabalho voluntário de conscientização e orientação da sociedade e castração de animais tem uma diretoria composta por dez pessoas e conta com o envolvimento de cerca de 60% da população, por meio de redes sociais, além de pessoas de outras regiões, inclusive artistas de renome que defendem a proteção animal.
CORACY LIMA/ Gabinete de Comunicação Social
Gabinete de Comunicação Social
(66) 3411 3503/3411 3504
Prefeitura Municipal de Rondonópolis