Maquinários usados para exploração ilegal de madeira foram destruídos pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) nesse sábado (2), em um território indígena chamado Menkü, na região de Brasnorte, a 580 km de Cuiabá.
Essa é a segunda vez que equipes do Instituto flagram explorações de madeiras nas terras, somente este mês.
Exploração ilegal e apreensões
Segundo o Ibama, o flagrante desse sábado (2) foi possível durante fiscalizações da equipe, com base no monitoramento de satélite que identifica o avanço dos pontos de desmatamento, exploração ilegal de madeira nessa terra indígena.
Maquinários, quatro caminhões, um trator e uma caminhonete foram encontrados em plena atividade de extração de madeira no interior do território. Eles foram destruídos ainda no local pelos fiscais.
A destruição de equipamentos usados pra cometer crime ambiental, como a exploração ilegal de madeira, é validada pelo STF (Supremo Tribunal Federal).
Ainda conforme o Ibama, a terra indígena Menkü, localizada nas proximidades de Brasnorte, tem 47 mil hectares de mata, fazendo parte da Floresta Amazônica.
Alvo de intensa exploração ilegal de madeira, a área é rica em espécies madeireiras de alto valor comercial, que abastece empreendimentos madeireiros da cidade.
Degradação no território
Entre 2022 e 2023, o Instituto observou 95 alertas de degradação florestal sobre essa terra indígena, que somam mais de 1200 hectares, área equivalente a 1200 campos de futebol.
Fonte: Primeira Página