Embora alguns institutos de pesquisa indiquem grande chance de ocorrer vitória do governador Silval Barbosa (PMDB) no primeiro turno da eleição e do ex-governador Blairo Maggi (PR) ao senado, não há nada ganho na opinião do deputado federal Homero Pereira. Questionado sobre uma possível definição pró-Silval no dia 3 de outubro, Homero deixa vir à tona uma das suas principais virtudes: a cautela e a ponderação na análise da conjuntura político-eleitoral.
“Eleição e comemoração só depois da apuração. Todo mundo tem que trabalhar. Ninguém pode ficar acreditando em pesquisas. A pesquisa serve para estimular, mas tem que se intensificar o trabalho e colher os resultados só depois da apuração e não ficar sentado com os olhos na pesquisa, pois ela pode te surpreender”, analisou.
Sobre o fato de esta eleição ter sido “morna”, como afirmaram algumas lideranças políticas ouvidas pelo Olhar Direto, o candidato à reeleição acredita que a eleição deve pegar fogo nesta semana. Segundo ele, o timing, ou seja, o ritmo do eleitor e a sua motivação em relação à campanha não é a mesma dos candidatos.
“A campanha deu uma aquecida nos últimos dias. O timing do eleitor não é o mesmo timing dos candidatos. Agora temos um ritmo mais acelerado de campanha. Mas há uns trinta dias atrás, o eleitor ainda não estava ainda envolvido e antenado sobre a campanha, as propostas dos candidatos. Mas nos últimos dias as definições estão sendo maiores e o eleitor está participando mais do processo”, destacou.
Fonte: OLHAR DIRETO