24.4 C
Rondonópolis
quarta-feira, dezembro 4, 2024

Homens: maiores agressores e vítimas da violência

Uma pesquisa inédita do Ministério da Saúde sobre o perfil das vítimas de acidentes e violências no país aponta que os homens são os que mais geram atendimentos nas urgências e emergências do Sistema Único de Saúde (SUS). A pesquisa, realizada em 84 unidades de atendimento em 37 municípios, informa que eles são os maiores agressores e também os mais agredidos em situações que envolvem acidentes e violências.

Os dados integram o sistema de Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA). A pesquisa foi realizada com dados coletados no período de 30 dias, entre setembro e outubro de 2007.

Nesse período, do total de 5.488 notificações de pessoas vítimas de violências que procuraram as unidades de urgências e emergências, 3.896 (71%) eram homens, apontados também como os maiores agressores, com 3.670 (74%) dos registros de agressões. Entre as mulheres, foram detectadas 1.592 vítimas de acidentes e violências (29%) – confira tabela abaixo.

Os dados coletados pelo SUS mostram o perfil das pessoas vítimas de acidentes e violências que procuram atendimento na rede pública. As informações são inéditas e mostram uma dimensão dos serviços de saúde para qual não havia, até pouco tempo, uma vigilância estruturada.

Na avaliação por tipo de violência, as agressões e maus tratos geraram 3.629 notificações, o que representou 73% do total de registros. Entre as mulheres, foram 1.317 atendimentos (27%).

Em segundo lugar, para ambos os sexos, vem os atendimentos por tentativa de suicídio. No entanto, as mulheres são apontadas como as que mais tentam o suicídio, com 462 registros, ou 58% do total de notificações. Entre os homens, essa causa gerou 195 registros (42%).

Em terceiro, estão os atendimentos por intervenção da polícia, que geraram 80 notificações, sendo 72 entre homens (90%). Entre as mulheres, houve 8 registros (9%).

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO